
Há cada vez mais portugueses a comprar casas na vizinha Espanha, seja pela proximidade geográfica, oportunidades de emprego ou melhor qualidade de vida. E tanto assim é que Portugal é uma das oito nacionalidades estrangeiras que atingiram um novo recorde de compra de casas em Espanha no primeiro semestre de 2024, com a transação de 921 habitações.
Espanha continua a atrair estrangeiros a comprar casas. Os dados mais recentes do Conselho Geral dos Notários do país revelam que os estrangeiros compraram 69.412 habitações em Espanha no primeiro semestre de 2024, o que o que significa que uma em cada cinco casas foram vendidas a cidadãos internacionais (20,4% do total). Este é o maior peso dos estrangeiros na compra de casas no país desde que há registos contabilizados (série inicia em 2007).
O Reino Unido continua a ser o país que lidera a compra de casas por estrangeiros em Espanha, representando 8,4% do total de transações nos primeiros seis meses de 2024. Logo a seguir está Marrocos (7,9%), seguido da Alemanha (6,8%), mostram os mesmos dados analisados pelo idealista/news.
O que também salta à vista é que oito nacionalidades estrangeiras atingiram um recorde de compra de casas em Espanha no primeiro semestre de 2024: Marrocos, Itália, Polónia, Ucrânia, EUA, Irlanda, Colômbia e Portugal. Em concreto, os portugueses compraram 921 casas no país vizinho entre janeiro e junho de 2024, mais 39 do que na segunda metade do ano passado e mais 50 do que no período homólogo.
Estrangeiros compram casas em Espanha por preço mais alto de sempre
Além de haver nacionalidades que bateram recordes de compra de casas em Espanha, também é visível que há novos máximos dos preços médios pagos pelas habitações. As casas custaram, em média, 2.249 euros/m2 aos estrangeiros que avançaram com a aquisição no primeiro semestre deste ano, tratando-se de um valor máximo na base de dados dos notários espanhóis.
Quem desembolsou mais dinheiro para comprar casa em Espanha foram os suecos (3.330 euros/m2), seguidos pelos norte-americanos (3.247 euros/m2) e alemães (3.114 euros/m2), revelam os dados.
Já os portugueses compraram casas no país vizinho pelo valor médio de 1.839 euros/m2, um preço inferior à média registada para o universo dos estrangeiros.
Por outro lado, quem pagou menos por m2 de uma casa em Espanha foram os marroquinos (738 euros), romenos (1.158 euros) e búlgaros (1.281 euros).
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta