Porque razão é bom mudar-se para uma casa onde se possa ver neve? Quais são as casas à venda que farão a diferença?
Comentários: 0
Casas à venda perto das serras com neve
idealista

Não falta muito e teremos as montanhas e campos cobertos de neve, um cenário digno de um postal de inverno. Já pensaste em viver num lugar onde a neve cai tranquilamente em teu redor?

Podes desfrutar deste espectáculo natural numa das casas à venda onde se pode ver nevar. Este é o momento mais adequado para se mudar para um refúgio distinto e acolhedor, preparando-se para os dias frios que estão por chegar. 

O que distingue os sítios onde neva em Portugal?

Em Portugal, a neve é mais comum nas regiões montanhosas do norte e centro, como a Serra da Estrela, com destaque para cidades como Guarda e Covilhã.

Também pode ocorrer ocasionalmente em locais como Bragança, Montalegre, Marvão e até Viseu, especialmente nas áreas mais altas. Também na Ilha da Madeira é comum nevar, no entanto é um fenómeno que acontece sobretudo nos seus picos mais altos, como Pico Ruivo e Pico do Areeiro. Estes locais distinguem-se pelas:

  • Paisagens deslumbrantes: já imaginaste abrir a janela e contemplar paisagens brancas? Ali, cada dia parece retirado de um conto de fadas e promete criar um cenário perfeito para quem procura harmonia com a natureza;
  • Atividades de inverno: a neve permite a prática de desportos como o ski ou snowboard, sendo a Estância de Ski da Serra da Estrela a única no país. Também podes fazer caminhadas na neve e para construir bonecos de neve juntamente com os mais pequenos;
  • Turismo sazonal: os sítios onde neva em Portugal costumam ser destinos de inverno altamente procurados, o que só traz benefícios na economia local. Além da neve, os queijos e enchidos da Serra da Estrela são muito populares. Só a Madeira distingue-se pela oferta de frutas exóticas ao longo do ano, enquanto nos seus picos cai a neve que conseguirás ver desde a baixa da cidade;
  • Clima único: o frio intenso e a neve em Portugal contrastam com o habitual clima ameno, oferecendo um inverno ideal para quem procura mudança de cenário. Janeiro é o mês mais frio, com temperaturas entre 6 °C e 13 °C, noites geladas e dias moderados. Se quiseres fotografar o pôr do sol na neve, deves saber que este acontece entre as 17h e 18h, sendo mais cedo no norte e mais tarde no sul e nas ilhas.

Comprar casas: o que esperar de locais onde neva

Casas na serra
idealista

Viver num sítio onde podes sair da porta e apreciar a neve, pode ser uma mais valia se gostas de locais longe da confusão da cidade com vistas únicas e experiências que nem todos podem ter. Mas a verdade, é que terás de estar preparado para enfrentar temperaturas extremas no inverno e no verão

Muitas vezes, estas localidades são conhecidas por sentir muito frio no inverno e ter dias de calor abrasador na época quente. Além disso, a humidade pode trazer alguns desafios à vida na serra, mas que com alguns pequenos detalhes ou uma construção assente em materiais de qualidade com bom isolamento térmico podem ajudar.

Se pensares no lado bom da questão, poderás viver épocas festivas do inverno, como por exemplo o Natal, com um cenário encantador que dará todo outro brilho aos serões.

Qual a melhor altura para ver neve em Portugal?

A melhor altura para ver neve em Portugal é entre novembro e março, com maior probabilidade de encontrar montes vestidos de branco nos meses de janeiro e fevereiro.

Mudar-se agora para uma nova casa, onde seja possível ver neve, permitirá também desfrutar dos primeiros nevões, sobretudo nos arredores da Serra da Estrela. Além disso, preparas-te tranquilamente para o pico da temporada de neve.

Como limpar o quintal depois da neve?

Casas perto de sítios com neve
idealista

A neve pode transformar o quintal num cenário encantador, mas também exige limpeza para evitar acidentes e manter o espaço funcional. Segue estas dicas para descobrires os melhores instrumentos para o trabalho:

  • Remover a neve o mais cedo possível: limpar a neve enquanto está fresca facilita o processo. Se endurecer ou formar gelo, o trabalho fica mais complicado;
  • Ferramentas essenciais para a limpeza: deverás ter contigo uma pá para neve, ideal para áreas pequenas e acumulações moderadas. Convém escolher uma pá ergonómica para reduzir o esforço físico. Em alguns casos de casas com maiores dimensões, o processo de limpeza da neve será mais rápido com um soprador de neve;
  • Sal: vai ajudar a derreter as camadas finas de gelo e a prevenir a formação de zonas escorregadias. Se as camadas de gelo forem persistentes deverás usar um raspador de neve;
  • Limpa-neves mecânico: para quintas ou mesmo passeios e estradas poderá ser utilizado um limpa-neves mecânico, com lâminas acopláveis a tratores que garantem a eficiência máxima.

Após a remoção da neve deverás continuar a espalhar sal ou areia para aumentar a aderência. Verifica se as passagens e entradas estão completamente desobstruídas. Este será um processo exigente, mas com bons resultados porque permitirá desfrutar da beleza da neve sem inconvenientes.

Encontra casas à venda onde se pode ver nevar
 

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta