Expropriação em Portugal: pode o Estado ficar com o meu imóvel?
A construção de grandes infraestruturas públicas – como linhas ferroviárias de alta velocidade, aeroportos ou autoestradas – levanta frequentemente uma preocupação legítima entre proprietários: pode o Estado ficar com o meu imóvel? A resposta é afirmativa, mas longe de ser arbitrária. A expropriação encontra-se rigidamente regulada na lei e só pode ocorrer quando estejam reunidos pressupostos legais muito concretos, sempre acompanhada do direito a uma justa indemnização. Explicamos como funciona este regime, com enquadramento jurídico.
Coldwell Banker reforça portefólio de imóveis com nova agência em Lisboa
A Seed Real Estate, com um portefólio de imóveis avaliado em 206 milhões de euros, acaba de ser integrada na rede da Coldwell Banker Portugal, passando a operar como Coldwell Banker Seed e reforçando, assim, a oferta e a presença da marca em Lisboa, com uma nova agência na Rua Luciano Cordeiro.
Imóveis com descontos até 45% em campanha de final de ano da Hipoges
Com preços entre os 20 mil e os 650 mil euros, a Hipoges fecha o ano com uma campanha de descontos em mais de 70 imóveis, entre os quais moradias, apartamentos, edifícios e garagens.
Governo dá luz verde à compra da Quinta da Bela Vista pela PSP
O Governo autorizou a Polícia de Segurança Pública (PSP) a adquirir ao Estado a Quinta da Bela Vista, junto ao Estádio do Dragão, no Porto, onde tem instalado um quartel "há vários anos". "A aquisição assegura condições permanentes e estáveis para o funcionamento da PSP, que ocupa o edifício há vários anos, contribuindo para a otimização da gestão patrimonial do Estado e para a melhoria das infraestruturas afetas à segurança interna", refere o comunicado do Conselho de Ministros na passada quinta-feira dia 13 de novembro de 2025.
Habitação: Maia lidera acessibilidade à habitação no Grande Porto
O Porto é o concelho do Norte onde é mais caro comprar casa e a aquisição exige maior esforço financeiro a quem trabalha no município mas, nos cinco concelhos geograficamente mais próximos, é na Maia que o esforço financeiro é menor. O retrato dos municípios elaborado pela Pordata, nas vésperas das eleições autárquicas de 12 de outubro, indica que os preços medianos da venda de habitações novas no Porto ascenderam, no ano de 2024, a 3.250 euros por metro quadrado. Nas transações de casas usadas, esse montante desceu para 2.757 euros por metro quadrado.
Odivelas ultrapassa Lisboa no esforço financeiro para comprar casa
Lisboa é o concelho onde comprar casa é mais caro mas, no conjunto dos cinco municípios geograficamente mais próximos da capital, é em Odivelas que adquirir uma habitação exige maior esforço financeiro a quem trabalha no município. O retrato dos municípios elaborado pela Pordata, nas vésperas das eleições autárquicas de 12 de outubro, indica que os preços medianos da venda de habitações novas em Lisboa ascenderam, no ano de 2024, a 5.035 euros por metro quadrado. Nas transações de casas usadas, esse valor desceu para 4.207 euros por metro quadrado.
Governo e bancos unem-se para facilitar crédito habitação e construção
Uma das medidas para apoiar o acesso à habitação apresentadas pelo Governo esta quinta-feira (dia 25 de setembro de 2025) diz respeito à flexibilização do crédito habitação e ao capital para construção. E a banca já se mostrou disponível para continuar a trabalhar com o Executivo na implementação de políticas públicas, como é o caso da garantia pública para jovens.
Imóveis devolutos rendem 34 mil euros da receita total de IMI em Coimbra
A penalização no Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para prédios devolutos dá uma receita adicional de 34 mil euros anuais à Câmara de Coimbra, face à subavaliação destes imóveis, refere relatório.
A penalização gera uma receita de 0,1% do valor global arrecadado pelo imposto (cerca de 28 milhões de euros por ano), conclui relatório camarário sobre a aplicação desta taxa no concelho, dado a conhecer esta segunda-feira, dia 22 de setembro de 2025, na reunião do executivo.
Ajuda na compra da casa? Lidl e Remax juntam-se em nova oferta
O Lidl e a Remax Portugal lançaram a 4ª edição do Concurso Casas, que vai oferecer a quatro famílias a oportunidade de adquirir um imóvel com um cheque-oferta no valor de 200.000 euros. A iniciativa decorre entre 15 de setembro e 12 de outubro e está aberta a todos os clientes registados na aplicação Lidl Plus. De acordo com o regulamento, os participantes recebem uma notificação na aplicação por cada 15 euros em compras, permitindo-lhes entrar diretamente no sorteio semanal.
MVGM quer reforçar digitalização na gestão de imóveis em Portugal
A MVGM ambiciona reforçar a aposta na digitalização dos serviços em Portugal, investindo em plataformas e ferramentas digitais que revolucionam a gestão de imóveis no dia a dia. Com esta aposta, a empresa líder na Europa em gestão de propriedades posiciona-se na linha da frente da transformação do setor.
Nova construção: o que fazer se o imóvel não é entregue na data?
A compra de um imóvel em planta — ou seja, ainda em fase de construção — é uma escolha cada vez mais comum no mercado imobiliário português.
Casas à venda com cozinha equipada e mobilada
Ter uma casa com cozinha equipada e mobilada pode tornar tudo mais simples. Ter eletrodomésticos e mobiliário já incluídos não só facilita a mudança, como também representa uma poupança significativa de tempo e dinheiro.Mas o que torna uma cozinha equipada verdadeiramente funcional e atrativa?
Casas à venda onde se pode ver nevar desde 80 mil euros
Não falta muito e teremos as montanhas e campos cobertos de neve, um cenário digno de um postal de inverno. Já pensaste em viver num lugar onde a neve cai tranquilamente em teu redor?Podes desfrutar deste espectáculo natural numa das casas à venda onde se pode ver nevar.
Ex-Besa vai pagar parte da dívida ao Estado angolano com três imóveis
O Banco Económico (ex-BESA) vai saldar parte das dívidas ao Estado angolano mediante a entrega de três imóveis, segundo um despacho presidencial que invoca o interesse público para aceitar a dação proposta pela instituição financeira.
Comprar ou arrendar casa: qual a melhor solução?
Em diferentes fases da vida, as pessoas procuram casa.
VPT: o que é o Coeficiente de Afetação e o que implica?
Se estás a pensar comprar casa, ou se já tens uma, vais-te deparar todos os anos com o pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). Este imposto é definido através de uma série de fatores que, juntos, permitem obter o Valor Patrimonial Tributário (VPT).
Doação ou herança? Descobre o que tem mais vantagens
Podes transmitir os teus bens através de duas maneiras distintas: herança ou doação. No primeiro caso, os teus herdeiros apenas ficarão com esses bens após o teu falecimento.
Balcão Único do Prédio já conta com 2 milhões de propriedades
O projeto do Balcão Único do Prédio (BUPi) já identificou dois milhões de propriedades, adiantou à agência Lusa a coordenadora deste programa, sublinhando que para este resultado contribuíram mais de 300 mil proprietários.
Em declarações à Lusa, Carla Mendonça, coordenadora do projeto BUPi, referiu
Rentabilização dos imóveis das Forças Armadas com nova lei promulgada
O Presidente da República promulgou, esta quarta-feira (9 de agosto de 2023), as leis de Programação Militar e de Infraestruturas Militares, considerando a legislação que estabelece o investimento público em meios e equipamentos das Forças Armadas é “mais ambiciosa do que a anterior”. Marcelo Rebelo de Sousa diz esperar que “o novo sistema de venda, arrendamento ou outras formas de rentabilização de imóveis afetos a infraestruturas militares” possa “resolver a questão de dotações”.
Sonae Sierra vai gerir património imobiliário dos CTT
O portfólio de retalho e logística dos CTT está avaliado em mais de 110 milhões de euros e vai começar a ser gerido por um “veículo especial”, detido maioritariamente pelos próprios Correios de Portugal. Mas não só.
Belas Clube de Campo: procura de imóveis para investimento a crescer
O imobiliário tem vindo a gerar cada vez mais procura como alternativa de investimento, face a outros formatos. Além disso, tem-se assistido ao aumento das aquisições de imóveis para arrendamento, por se tratar de um investimento seguro, e de rápida rentabilidade.
CTT negociam com investidor para criar veículo de gestão imobiliária
Os CTT-Correios de Portugal querem criar um novo veículo que vai deter e gerir o seu portefólio de retalho e logística. E para o efeito já entraram em “negociações exclusivas” com um investidor independente, cuja identidade não é revelada.
Propriedades confiscadas da máfia italiana à venda em leilão
Foi assinado um acordo para a venda de imóveis e outros bens confiscados da máfia italiana através da rede de leilões notariais.
Crédito habitação para imóveis eficientes? Há solução no Bankinter
São cada vez mais as famílias portuguesas a contratar crédito habitação para comprar casa.
Imóveis vão passar a ter número único de identificação - o que é?
Há mudanças no horizonte no que diz respeito ao registo de propriedades. Vai ser lançado no segundo semestre de 2022 o Número de Identificação do Prédio (NIP), que vai reunir toda a informação predial num único número. O projeto deverá primeiro abranger as propriedades rústicas e, depois, poderá estender-se também aos prédios urbanos.