Estás a pensar comprar um ar condicionado? Excelente ideia! Mas, antes disso, lê este guia e esclarece as tuas dúvidas.
Comentários: 0
Instalação de ar condicionado
Freepik
Cátia Colaço
Cátia Colaço (Colaborador do idealista news)

O ar condicionado pode ser o nosso melhor amigo em determinadas épocas do ano. Falamos, especialmente, nas estações mais frias e mais quentes, como o inverno e o verão. Uma vez que estamos a caminhar a passos largos para o inverno, se ainda não tens um destes aparelhos, está na hora de o adquirires. 

No entanto, há determinados aspetos que deves saber antes de investir num sistema de ar condicionado. É sobre esses aspetos que nos vamos concentrar em seguida, de modo a ajudar-te o mais possível no processo de compra e instalação.

Instalar um ar condicionado: o que deves saber 

É preciso que estejas ciente de que a instalação de um aparelho de ar condicionado acarreta algumas normas.

Profissionais de instalação de ar condicionado
Freepik

Deves contratar um profissional certificado

Não caias no erro de tentar fazer a instalação por conta própria, para poupar uns trocos, pois trata-se de um aparelho que contém gases fluorados e o manuseamento deste tipo de gases exige um profissional certificado para este fim. 

Uma boa opção é pedires à empresa que te vendeu o ar condicionado que também o instale. De qualquer modo, podes sempre pedir mais orçamentos com alguma antecedência para que possas escolher a melhor opção.

Pedido de autorizações

Há regras a saber e normas a cumprir antes de adquirires e instalares um aparelho de ar condicionado, mais especificamente normas municipais e de condomínio.

  • Pedido de autorização à Câmara Municipal: antes de pensares em instalar um AC, confirma se o teu município impõe regras quanto à manutenção da estética dos edifícios e regras de restrição relativamente à poluição sonora. Em alguns casos, terás de solicitar uma autorização à Câmara Municipal da tua zona de residência.
  • Pedido de aprovação do condomínio: verifica o regulamento do teu condomínio e, caso esteja prevista e seja consentida a instalação de ar condicionado, podes avançar sem problemas. Caso contrário, terás de pedir a autorização em assembleia de condomínio.

Quanto custa instalar um ar condicionado?

Ar condicionado
Freepik

Não podemos falar de valores exatos, pois é algo que depende de diversos fatores, entre os quais:

  • Modelo (convencional ou inverter, pavimento ou teto, split, split cassete, multi-split e portátil).
  • Marca e tamanho.
  • Grau de dificuldade de instalação.
  • Número de unidades a instalar.
  • Necessidade de obras (por exemplo, corte na janela para a saída do tubo de ar num modelo portátil ou melhorias no circuito elétrico).

Como já referimos, o valor de compra e instalação vai depender dos fatores acima mencionados e, ainda assim, haverá sempre diferentes orçamentos, por isso é muito arriscado falarmos em valores exatos. 

Contudo, podemos dar-te uma boa notícia, que é o facto de o preço de um ar condicionado reversível e da sua instalação beneficiar, desde janeiro de 2024, de uma redução de IVA a 6 por cento.

Onde devo instalar um aparelho de ar condicionado?

Ar condicionado
Freepik

Antes de mais, deves saber que o melhor lugar para instalar estes sistemas é sempre aquele que o profissional de instalação indicar. Não obstante, vamos deixar-te aqui umas “luzes” sobre esta questão.

Unidade interna

  • O aparelho deve estar num lugar onde não lhe incida o sol diretamente.
  • A saída de ar deve estar o mais centralizada e elevada possível.
  • É recomendável que seja colocado por cima da porta ou nas suas laterais.
  • O local escolhido deve ser espaçoso o suficiente para a instalação e manutenções.
  • Não deve interferir com outras instalações elétricas.

Unidade externa

  • Colocar em locais planos e firmes, evitando os irregulares e desnivelados.
  • Não exceder a inclinação máxima de 5 graus relativamente ao plano horizontal.
  • A distância entre o compressor e a unidade interior deve ser tida em conta.
  • Instalar num local onde seja fácil escoar a água da condensação do aparelho.
  • Não colocar próximo a gases inflamáveis, aparelhos de exaustão ou fontes de calor.
  • Escolher um lugar com boa ventilação para permitir o fluxo de ar adequado.

Processo de instalação: considerações importantes

Casa com ar condicionado
Freepik

Como já referimos, a instalação de um equipamento de ar condicionado deve ser feita por um profissional certificado. E, por esse motivo, as normas de segurança e todo o procedimento é da responsabilidade do instalador.

Ainda assim, nunca é demais ficares a par do processo. E o primeiro passo é analisar o espaço, ou seja, tirar medidas à área a climatizar e pedir vários orçamentos.

Durante o processo de pré-instalação deve ser traçado o caminho por onde irão passar as tubagens de eletricidade, o tubo de cobre e o esgoto da máquina. Depois, devem ser abertos roços na parede ou, então, utilizar uma calha técnica e fazer toda a instalação das infraestruturas antes de colocar as unidades interiores e exteriores.

A instalação em si vai depender do modelo que comprares. Os portáteis são os mais fáceis de instalar e, dada a facilidade do processo, estes modelos são os únicos que não exigem a contratação de um profissional, pois basta ligá-los à eletricidade e pousar o tubo de evacuação na janela.

Quanto aos sistemas split, estes já exigem um maior conhecimento, pois é necessário conectar a unidade exterior a uma ou mais unidades interiores. Mas os mais difíceis de instalar são mesmo os sistemas de ar condicionado centralizados ou de condutas, pois exige a instalação de uma rede de tubos por teto falso e, se ainda não houver pré-instalação feita, vai ser necessário fazer obras.

No final da instalação, recomendamos que seja feito um teste de ligações. Ligar os tubos, verificar se há corrente elétrica, ligar o aparelho e deixá-lo a funcionar durante alguns minutos. Durante esse tempo, deves verificar se há alguma fuga de gás ou água.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta