Descobre o que fazer para lidar melhor com as alergias típicas da primavera. Protege-te e respira sem receios.
Comentários: 0
alergias primavera
Freepik

A primavera é uma estação muito encantadora, que traz consigo temperaturas bem mais agradáveis. As folhas ganham cor e as flores abrem-se, dando vida à paisagem

Mas, nem tudo é positivo. Com a primavera, chegam também as alergias. As árvores, ervas daninhas e fenos, libertam para o ar pólenes que podem provocar reações como espirros, comichão ou até mesmo vermelhidão quer na pele, quer nos olhos. Estes elementos são considerados os principais alergénios do ambiente exterior e a causa mais comum para a alergia sazonal.

Se queres prevenir este incómodo e estar preparado para fazer frente às alergias, anota as dicas que reunimos para ti.

O que são as alergias de primavera?

As reações alérgicas acontecem quando sistema imunitário têm uma reação exagerada e se coloca em sentido perante substâncias que até são normais no dia a dia, mas que, por alguma razão assume como 'inimigas' e tenta eliminá-las. 

A tosse, a comichão e os espirros são alguns dos sinais de alerta provocos pela circulação de pólen que paira no ar, mas há outros sintomas a ter em atenção.

Alergias de primavera: como identificar os sintomas

alergia pólenes
Freepik

Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa e tendo em conta a alergia em causa. Podem ser comuns a vários tipos de alergia e até manifestarem-se com intensidades diferentes. 

A alergia aos pólenes, revela-se mais intensa na primavera e pode afetar das seguintes formas:

  • Ao nível da respiração: podes sentir tosse, congestão nasal, espirros e para quem sofre de condições como asma, rinite e sinusite pode agravar os sintomas;

  • Ao nível dos olhos: a comichão, o lacrimejar, a vermelhidão e até a conjuntivite podem ser sinais de alergia;

  • Ao nível da pele: sentir a pele seca, com urticária ou até eczema também não é incomum em pessoas que sofrem de alergia sazonal.

Estes sintomas tanto podem ocorrer em conjunto, como separadamente. 

Dicas para prevenir (ou atenuar) os sintomas alérgicos

Sabemos que para quem sofre de alergias na primavera é um período que parece interminável e desesperante sendo fácil recorrer a medicamentos farmacológicos.

No entanto, se és daquelas pessoas que foge de medicação a sete pés, e preferes soluções alternativas, ficas a saber que, com pequenos cuidados, podes sentir-te mais aliviado já a partir de 20 de março.

Dicas para acalmar as alergias:

  • Tenta manter as estantes ou prateleiras livres de pó;
  • Na fase alérgica a decoração pode revelar-se uma inimiga, por isso pondera arrumar alguns tapetes, carpetes, alcatifas, cortinados, mantas e almofadas;
  • As flores podem fazer-te espirrar (e muito) por isso, se tiveres varanda ou um local abrigado, coloca-as no exterior durante este período;
  • Escova os teus animais domésticos com frequência e lava regularmente os lençóis, camas e mantas;
  • Aspira o pó da casa com frequência, mas lembra-te de verificar se o mesmo se encontra limpo e evita fazê-lo por muito tempo;
  • Troca regularmente os filtros do ar condicionado;
  • Antes de te deitares, deves tomar banho e lavar o cabelo;
  • Opta pela utilização de produtos de limpeza naturais, nomeadamente vinagre ou bicarbonato de sódio. 

Na primavera, deves evitar abrir as janelas de casa nos dias mais quentes, secos e ventosos.

tratamento alergias
Freepik

O que deves fazer para acalmar as alergias fora de casa:

  • Se és alérgico e decidires viajar, é aconselhável destinos mais perto da costa e afastado de zonas verdes;
  • Sempre que passares tempo ao ar livre, tem especial cuidado da parte da manhã, quando o nível de pólen é mais elevado.
  • Evita ficar em ambientes fechados e/ou poluídos;
  • Os óculos são bons aliados para proteger os teus olhos em dias de vento;
  • Para impedir o pólen no nariz, aplica vaselina à volta das tuas narinas;
  • Usa uma solução salina para te ajudar a desentupir o nariz.

Seguir estas dicas pode ajudar-te a viver a primavera mais tranquilamente. Se por acaso te identificas com alguns destes sintomas, mas não sabes se tens alergia sazonal, podes recorrer a um especialista e fazer alguns exames que despistam as desconfianças. 

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta