
Os municípios prometem entregar 13.429 casas financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) até ao final de junho. O primeiro-ministro, Luís Montenegro, revelou esta terça-feira, 17 de junho de 2025, no debate do Programa do Governo, que a taxa de execução do programa habitacional atingiu os 27%, com sinais de aceleração nos últimos meses.
“Havia muitos constrangimentos no IHRU”, apontou o chefe do Governo, atribuindo parte dos atrasos aos bloqueios administrativos internos, tal como revela a notícia do ECO. “É o Estado a criar um problema a si próprio”, afirmou.
Apesar das dificuldades, o Executivo mantém o objetivo de entregar 26 mil casas até junho de 2026, com um total de 1.386 projetos já contratados com os municípios, representando 21.162 fogos. Segundo a publicação, destes, apenas 1.950 foram entregues até agora, embora existam ainda 138 projetos aprovados, correspondentes a mais 1.218 fogos.
Foi ainda criado um novo mecanismo que permite a entrada e saída flexível de projetos do financiamento PRR, desde que estejam concluídos até 2026. Projetos finalizados depois dessa data poderão contar com financiamento parcial via Orçamento do Estado ou Banco Europeu de Investimento (BEI), para cumprir o objetivo das 59 mil casas até 2030.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta