
A Câmara Municipal de Ílhavo tem em curso a construção de dois edifícios modulares destinados a habitação social, em resposta às necessidades identificadas na Estratégia Local de Habitação, revelou a autarquia, no dia 3 de julho de 2025.
Segundo uma nota de imprensa da Câmara de Ílhavo, no distrito de Aveiro, arrancaram os trabalhos para a construção de dois blocos com 32 apartamentos cada, um localizado na Gafanha da Nazaré e outro na Gafanha da Encarnação.
A estes empreendimentos junta-se a reabilitação de um edifício com oito habitações, também na Gafanha da Nazaré, totalizando um investimento municipal de 9,3 milhões de euros.
A autarquia assegurou o financiamento destas obras através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com candidaturas submetidas ao Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), no âmbito do Programa 1.º Direito.
A opção por blocos modulares foi motivada pela celeridade da execução e pela “grande dificuldade em encontrar respostas no mercado”, justifica a nota de imprensa.
“Após um edital em que o Município se disponibilizou para adquirir fogos devolutos, não houve qualquer manifestação de interesse”, refere o documento.
A primeira obra a arrancar foi a reabilitação de um edifício adquirido pela autarquia na Rua Padre Manuel Bernardes, na Gafanha da Nazaré. O prédio, com oito fogos habitacionais, será renovado “de forma a garantir as melhores condições em termos de conforto térmico e acústico, bem como de eficiência energética”, numa empreitada adjudicada por 798.165,74 euros.
Na Gafanha da Nazaré, na zona do Bebedouro, decorrem os trabalhos de construção de um edifício com 32 fogos, seguindo o modelo modular, adjudicado por 4.474.589,04 euros.
O mesmo tipo de construção está a ser desenvolvido na Gafanha da Encarnação, na Rua do Carmo, onde se ergue um edifício também com 32 fogos, adjudicado por 4.086.906,42 euros. As empreitadas incluem ainda arranjos exteriores, acrescenta a autarquia na mesma nota.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta