Quem o disse foi António Costa, presidente do Conselho Europeu. Habitação é “questão central” para resolver crise imobiliária.
Comentários: 0
Habitação debatida no Conselho Europeu
António Costa, presidente do Conselho Europeu Getty images

A habitação é uma “questão central” para enfrentar a crise imobiliária na Europa. E, por isso, os problemas com a habitação vão ser abordados pela primeira vez entre presidentes e primeiros-ministros da União Europeia (UE) na próxima reunião do Conselho Europeu, que se vai realizar em outubro.

O anúncio foi feito por António Costa, presidente do Conselho Europeu, esta quarta-feira (dia 9 de julho): "Pela primeira vez, no Conselho Europeu de outubro, incluiremos na agenda um ponto sobre a habitação. É uma questão central para enfrentar a crise imobiliária na Europa", explicou aos eurodeputados.

A UE "deve mobilizar-se para responder a este desafio fundamental para a coesão social dos cidadãos", completou o ex-primeiro-ministro português durante um debate no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, em França.

Esta vai ser a primeira vez que a crise de acesso à habitação, que afeta a generalidade dos países da União Europeia, vai ser discutida durante uma reunião do Conselho Europeu.

Crise da habitação também foi um problema que Costa teve que enfrentar quando era o primeiro-ministro de Portugal

Assim, António Costa considerou que a resolução da crise da habitação deve ser uma "questão central" para os 27 Estados-membros, sublinhando ainda que a política europeia "não se limita à dimensão externa", mas deve também abordar a dimensão interna, a competitividade da economia europeia, a qualidade do emprego na UE e a resposta aos "desafios sociais".

A Comissão Europeia espera apresentar um Plano Europeu para Habitação Acessível em 2026 para complementar as políticas e iniciativas de habitação dos Estados-Membros, respeitando simultaneamente as suas responsabilidades.

O executivo da UE já propôs duplicar o montante de fundos da política de coesão dedicados à habitação acessível e lançou a primeira fase para o desenvolvimento de uma plataforma de investimento pan-europeia.

Bruxelas também está a trabalhar na criação de um conselho consultivo para a habitação, cujos 15 membros vão desenvolver recomendações de políticas. 

*Com Lusa e Europa Press

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta