O governo do Canadá lançou um catálogo de 50 modelos de casas pré-fabricadas, numa iniciativa que visa reduzir a burocracia e acelerar os processos de licenciamento e construção. A medida pretende estimular a oferta habitacional e contribuir para a meta ambiciosa de construir milhões de casas de forma mais rápida e eficiente. O primeiro-ministro canadiano publicou um vídeo a mostrar os projetos que estarão disponíveis para os construtores locais.
Segundo o Observador, o catálogo inclui moradias, duplex e outras tipologias adaptadas às diferentes províncias do país, resultado de um processo de submissão de modelos de casas já existentes entre outubro e novembro de 2024. O ministro da Habitação, Gregor Robertson, afirmou que a iniciativa é “um passo importante para capacitar os construtores locais a começarem a construir” e reduzir os atrasos associados à burocracia.
O autarca de Kitchener, na província de Ontário, Berry Vrbanovic, destacou que o sucesso do projeto dependerá da participação ativa dos promotores imobiliários, uma vez que não está previsto financiamento público para a construção das casas. A mesma publicação sublinha que esta abordagem pretende equilibrar a oferta de habitação sem recorrer diretamente a subsídios estatais, dando mais liberdade aos construtores e investidores privados.
O objetivo do país norte-americano que vive a braços com uma crise de habitação é ambicioso: estimular a construção de 500 mil novas casas por ano. Segundo o principal instituto de Habitação do Canadá, serão necessárias seis milhões de casas até 2030 para que os preços do mercado voltem a ser sustentáveis. Esta medida de casas pré-fabricadas surge como uma solução prática para enfrentar a escassez habitacional e acelerar a concretização de projetos residenciais em todo o país.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta