Governo canadiano vai criar programa de regularização destinado a trabalhadores indocumentados no setor da construção. E não só.
Comentários: 0
Canadá atrai imigrantes para construção
Getty images
Lusa
Lusa

O Governo canadiano anunciou na sexta-feira (dia 7 de março) novas medidas para responder à grave escassez de mão de obra no setor da construção no país, atraindo imigrantes qualificados e removendo barreiras administrativas, para permitir construir milhões de novas habitações.

Estas iniciativas estão incluídas no Plano de Níveis de Imigração 2025-2027 e têm como objetivo atrair mais trabalhadores qualificados para o setor, ao mesmo tempo que criam novas oportunidades para trabalhadores indocumentados e aprendizes estrangeiros.

“A indústria da construção no Canadá é fundamental para apoiar e sustentar o crescimento do nosso país, e precisamos de atrair trabalhadores para responder à necessidade urgente de mão de obra qualificada”, afirmou o ministro da Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá, Marc Miller, numa conferência de imprensa.

“As medidas anunciadas garantirão a conclusão atempada de projetos de infraestruturas essenciais, apoiarão o desenvolvimento económico e ajudarão a combater a escassez de trabalhadores”, considerou.

Mão de obra na construção
Getty images

As principais medidas do Canadá para atrair imigrantes para a construção

Uma das principais medidas anunciadas é a criação de um conselho consultivo tripartido, que reunirá representantes do governo federal, sindicatos e líderes da indústria.

Este conselho terá a missão de avaliar as necessidades reais do mercado de trabalho no setor da construção e recomendar novos programas para atrair e reter trabalhadores qualificados.

Ao mesmo tempo, irá assegurar que esses trabalhadores beneficiem de salários justos e de proteções laborais robustas contra abusos.

O governo anunciou também a criação de um novo programa de regularização destinado a trabalhadores indocumentados no setor da construção, inspirado no sucesso de um projeto-piloto previamente lançado na Área Metropolitana de Toronto.

Esta nova via permitirá que estes trabalhadores, que já vivem e trabalham no Canadá, obtenham estatuto legal, continuando a contribuir para o setor da construção e beneficiando das devidas proteções laborais.

Além disso, o Ministério da Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá (IRCC) vai implementar, com efeito imediato, uma medida temporária que elimina a necessidade de autorização de estudo para aprendizes estrangeiros em programas de formação na área da construção.

Com esta mudança, os aprendizes poderão concluir os seus cursos mais rapidamente e integrar o mercado de trabalho de forma célere, ajudando a responder às urgentes necessidades habitacionais e de infraestruturas.

Estas novas medidas estão alinhadas com a estratégia governamental mais ampla, denominada 'Resolver a Crise da Habitação: Plano Habitacional do Canadá', que visa desbloquear a construção de milhões de novas habitações em todo o país.

Ao reforçar os mecanismos de atração de mão de obra qualificada e ao remover barreiras administrativas para aprendizes, o governo pretende acelerar a construção de habitação, mantendo volumes de imigração sustentáveis.

Otava vai partilhar mais informações sobre estas vias e sobre as recomendações do novo conselho consultivo nos próximos meses, à medida que o conselho inicia os seus trabalhos e os programas ganham forma.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta