Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Imagens incríveis da única catedral do mundo construída apenas por uma pessoa

Autor: Redação

Justo Gallego começou a construir a sua catedral em 1961. Não sabia nada de alvenaria, arquitetura ou engenharia. Mas depois de mais de 50 anos, “nasceu” esta catedral em Mejorada del Campo, a poucos quilómetros de Madrid, capital espanhola. 

Construída por Justo, com a ajuda temporal de alguns sobrinhos, esta catedral foi erguida nuns terrenos que herdou dos seus pais. Com que dinheiro? Com o que dão as milhares de pessoas que a visitam por ano, que compram vídeos, calendários, pulseiras ou que simplesmente fazem uma doação. Com que materiais? Muitos são restos/sobras de outras obras ou ofertas.

A história do seu esforço em construir a catedral começou com uma tuberculose. Este homem, que nasceu em Mejorada del Campo em 1925, entrou como noviço no mosteiro cisterciense Santa María de Huerta, em Soria, e ali contraiu a doença. Rezou muito e ao curar-se prometeu construir uma catedral da fé e da “Virgen del Pilar”.

Não está consagrada, não está ligada a qualquer estilo arquitetónico conhecido e não tem planos. Justo Gallego diz que estão na sua cabeça. Tem quase 5.000 m2 e não se sabe quando vai ficar terminada. Tem, por exemplo, três naves, claustro e pórticos e as paredes estão decoradas com frescos inacabados e com vitrais coloridos.

Os moradores de Mejorada del Campo chamam-na “a catedral de Justo”. É um monumento à força de vontade e à persistência.