
Os ingleses vão votar em referendo, no próximo dia 23 de junho, se o Reino Unido vai continuar ou não na União Europeia. E esta decisão terá efeitos diretos também para Portugal. Se vencer o 'Brexit' (junção de 'British' e 'exit' em inglês, saída britânica em português), a economia lusa poderá perder 300 milhões de euros em exportações.
Um estudo da empresa de seguros de crédito Euler Hermes, citado pela Lusa, diz que a saída do Reino Unido da União Europeia deverá penalizar o PIB de Portugal em 0,3 pontos percentuais entre 2017 e 2019 e fazer o país perder 300 milhões de euros em exportações.
"Deve o Reino Unido permanecer como membro da União Europeia ou deve sair da União Europeia", é a pergunta a que terão de responder os cidadãos ingleses.
Como uma decisão no Reino Unido afeta Portugal?
Caso a resposta seja pelo fim da pertença ao projecto europeu - o designado 'Brexit' (junção de 'British' e 'exit' em inglês, saída britânica em português) - as consequências serão de muitas ordens, mas também económicas, pois o Reino Unido é um importante parceiro comercial e investidor em muitos países.
A Euler Hermes, tal como refere a agência de notícias, fez um estudo sobre o efeito nos Estados-Membros da União Europeia (UE) e, no caso de Portugal, concluiu que, apesar de não ser dos mais afectados, que terá um "impacto significativo".
"Em Portugal, os setores mais atingidos seriam o automóvel, os têxteis, o químico e o agroalimentar", disse à Lusa Daniela Ordonez, economista da Euler Hermes que trabalhou os dados sobre o país.
O estudo analisa ainda o impacto nas insolvências de empresas, estimando que estas podem aumentar em Portugal em um ponto percentual até 2019.
Para poder comentar deves entrar na tua conta