Comentários: 0
Nestas localidades utilizam-se espelhos gigantes para receber luz solar no inverno
autorizado

Os 3.500 habitantes da localidade norueguesa de Rjukan foram (talvez) muito felizes por viver numa zona natural rodeada de árvores, mas durante vários meses a povoação era como uma casa obscura: não havia luz solar porque está localizada numa zona montanhosa.

Consternados com esta falta de luz, decidiram instalar no topo das montanhas vários espelhos gigantes que refletem, nos dias mais cerrados de inverno, a luz do sol. E no início de novembro de 2013 chegaram os primeiros raios de luz solar refletida na praça central da localidade. Os três espelhos estão conectados a um sistema informático e de painéis solares que vão seguindo o curso do sol para aproveitar ao máximo a “última gota de luz”.

Nestas localidades utilizam-se espelhos gigantes para receber luz solar no inverno
autorizado

Mas Rjukan não é o único lugar do mundo com este peculiar sistema de iluminação. Alguns anos antes, em 2006, a localidade italiana de Viganella deu as boas vindas ao sol para por em funcionamento um sistema controlado por computador que visa obter mais luz solar durante os penosos invernos.

De referir que os 197 habitantes da povoação careciam de luz solar entre novembro e fevereiro. Mas após a instalação de uma placa de aço polido de oito por seis metros no topo do monte Scagiola, a 1.100 metros de altura, foi conseguido como que um milagre. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta