A colocação de painéis fotovoltaicos numa casa, que pode levar a poupanças anuais de até 212 euros na fatura da luz – é o 82º tema da Deco Alerta. Destinada a todos os consumidores em Portugal, esta rubrica semanal é assegurada pela Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news.
Envia a tua questão para a Deco, por email para gcabral@deco.pt ou por telefone para 00 351 21 371 02 20.
Comprei uma vivenda no Alentejo, numa zona em que todas as casas têm painéis fotovoltaicos. Não tenho informação sobre estes painéis, peço-vos esclarecimentos sobre o assunto.
A tua questão é muito atual e de extrema importância. Os sistemas de autoconsumo fotovoltaico ajudam a poupar na fatura da eletricidade e o período de retorno do investimento é curto. Podes poupar até 212 euros na conta da eletricidade no final do ano.
Mas o que são os painéis voltaicos? Estes painéis destinam-se a captar a energia do sol, produzindo eletricidade. Podem instalar-se kits até 200 watts sem qualquer burocracia.
Apesar de ainda ser uma tendência recente em Portugal (desde março de 2015), mais de 2.500 portugueses já aderiram a sistemas de autoconsumo, com potências entre 200 e 1500 W. Com a entrada em vigor da nova legislação, o comprador está sujeito a uma mera comunicação prévia na plataforma digital (SERUP), o que veio simplificar em muito o processo de adesão a este tipo de sistema energético.
A questão fundamental deste sistema é a sua instalação. Deves verificar, na sua instalação, aspetos que podem influenciar o desempenho. Podemos adiantar-te estes:
- Verifica se a tua casa tem as condições mínimas para instalar um sistema fotovoltaico para autoconsumo, ou seja, correta orientação solar, zonas sem sombras de dia ou em períodos reduzidos e a proximidade entre o local de produção e o de consumo.
- Escolhe um sistema para autoconsumo puro, que faça com que toda a energia produzida seja absorvida e consumida na instalação.
- O teu perfil de consumo deve estar alinhado com o perfil de produção, para que a energia produzida seja mesmo consumida. Se assim não for, considera a possibilidade de instalar baterias para armazenar energia.
- Evita vendas à distância ou online. Pede ao instalador uma visita à tua habitação para estudar as condições físicas do local e o seu perfil de consumo.
- Após a instalação, exige os manuais e os certificados de garantia dos componentes e as explicações sobre o funcionamento dos componentes e os cuidados de manutenção.
Podes aconselhar-te nos nossos serviços e juntar-te à nossa iniciativa Painel solar: do Sol para a tomada. Esta iniciativa está aberta à participação de todos os consumidores, sejam membros ou não da comunidade Energias Renováveis em Casa ou associados Deco Proteste, e não tem qualquer custo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta