Comentários: 0
A história do casal que comprou uma rua rodeada de casas milionárias por 76.000 euros
idealista/news

Um casal comprou em hasta pública, pelo valor irrisório de 90.000 dólares (76.000 euros), a rua privada na qual desembocam algumas das mansões mais exclusivas de São Francisco, na Califórnia (a rua circular na foto). No competitivo mercado imobiliário da cidade norte-americana, um dos mais “quentes” do mundo, Tina Lam e Michael Cheng encontraram uma oportunidade única que apanhou desprevenidos os moradores de Presidio Terrace, a referida rua oval privada.

Foi em abril de 2015 que o casal comprou esta rua em hasta pública, que foi leiloada na sequência de incumprimentos com o Fisco. Isto numa zona onde o preço médio das casas ronda os 5,1 milhões de dólares (4,3 milhões de euros).

Os multimilionários moradores de Presidio Terrace esqueceram-se de depositar os 14 dólares (11,7 euros) anuais nos cofres da cidade por um erro administrativo – a gestão camarária mudou de mãos e as faturas deixaram de ser pagas na década de 1980 – e a rua, que liga 35 mansões, ficou sem dono.

Lam e Cheng aperceberam-se da situação e concorreram à discreta hasta pública, estando a explorar em segredo, desde 2015, a rua, cobrando um valor de renda aos moradores. 

A história do casal que comprou uma rua rodeada de casas milionárias por 76.000 euros
curbed.com

A associação de moradores de Presidio Terrace interpôs um recurso de forma a anular a venda da rua, solicitando a possibilidade de pagar o valor da dívida – menos de mil euros –, para assim os residentes voltarem a manter a rua sob sua gestão.

Mas Lam e Cheng não ficaram de braços cruzados e já prometeram resistir judicialmente. E mais: adiantaram que os planos de exploração incluem a cobrança de uma taxa de estacionamento.

Para Cheng, um cidadão de Taiwan que é engenheiro em Silicon Valley, a história pode ainda ganhar novos contornos. Isto porque descobriu que até 1948 as propriedades de Presidio Terrace apenas podiam ser adquiridas por brancos.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta