Comentários: 0
Uma moda que continua a dar cartas
Há exemplares para todos os gostos (e carteiras) Foto: Cocoon9

Pré-fabricado não é sinónimo de pior qualidade ou de mau design. Estas casas construídas em oficinas ou fábricas têm muitos modelos com designs futuristas e que desafiam a gravidade que, se não nos dissessem o contrário, poderiam mesmo parecer projetadas por um qualquer arquiteto famoso. Hoje levamos-te numa viagem pelo mundo para mostrar casas pré-fabricadas incríveis que, mais que um estilo, são uma forma de entender a indústria e a arquitetura.

Pequim: o classicismo dos 'hutong' com a inovação do pré-fabricado

Os ‘hutong’ são becos da antiga Pequim, onde ainda existem casas comunais com um pátio central e casas de banho comuns. Num desses 'hutong', vizinhos e turistas encontram uma casa que “destoa” do conjunto. A dona da casa tinha vivido na 'hutong' de Jie Changchun durante a infância e quis regressar para não pagar as elevadas rendas praticadas no centro da cidade. O People's Architecture Office (PAO) é o responsável pelo projeto.

Alpes: a casa de refúgio pré-fabricada que desafia a gravidade

Parece que vai cair, algo que dá uma sensação de vertigens e que ao mesmo tempo nos deixa maravilhados com a capacidade de construção do ser humano. Esta casa pré-fabricada funciona como refúgio para alpinistas. Lá dentro encontramos uma sala de estar com cozinha integrada, beliches e armários.

Guadalmina (Málaga): o betão também entra na onda do pré-fabricado

Um dos materiais por excelência da construção contemporânea também parece pronto para a moda dos pré-fabricados. Empresas como a espanhola Hormipresa fabricam estas casas industriais em apenas seis meses, embora a estrutura seja erguida em apenas 10 dias. As paredes têm 22 centímetros de espessura e, se ficarem sujas com o passar do tempo, basta aplicar água sob pressão para recuperar o tom branco característico.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta