Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Um projeto arco-íris está a mudar os tons cinzentos dos arredores de Moscovo

Um 'splash' de cor
Vista exterior dos edifícios / Mosproekt-3 y Iosa Ghini Associati
Autor: Vicent Selva (colaborador do idealista news)

Os subúrbios das grandes cidades são geralmente espaços cinzentos e monótonos. No entanto, isso não tem necessariamente ser assim e, de facto, existem muitos arquitetos e designers a querer mudar esses locais. Alguns optam por criar grandes espaços abertos e áreas verdes, onde a luz é o elemento principal; outros também optam por usar a cor para criar uma perceção diferente e torná-los lugares mais atraentes, especialmente para as pessoas que vivem lá.

Foi exatamente isso que o estúdio de arquitetura italiano Iosa Ghini Associati fez em Moscovo, em colaboração com a empresa russa Mosproekt-3. O resultado desse trabalho conjunto foi um complexo residencial composto por 47 arranha-céus revestidos com painéis coloridos nos arredores da capital russa.

As ruas e os pátios coloridos foram criados para neutralizar o que o estúdio chama de senso de monotonia nos subúrbios e conferir-lhe mais alguma humanidade. Estes painéis coloridos foram criados usando uma mistura de 'Kabanchik', azulejos típicos dos blocos de torres da era soviética, além de painéis de fibrocimento mais modernos, criando uma variação de tons em cada fachada.