Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Um projeto incrível para transformar uma antiga base militar secreta na Escócia numa casa

Além do passado curioso, a propriedade em ruínas já possui as licenças necessárias para ser convertida em habitação.

Exterior
Fachada da antiga base militar / Homesandproperty.co.uk
Autor: Redação

Uma antiga base militar da RAF britânica chegou ao mercado com um duplo atrativo: a sua história e a possibilidade de ser convertida numa casa com mais de 2.000 m2. Conhecido como Gin Head e localizado em North Berwick, Escócia, esta antiga base operar na década de 1940 como um centro de pesquisa secreto e foi fundamental na estratégia e vitória dos Aliados durante a Segunda Guerra Mundial. O centro dedicou-se a tentar decifrar e cortar as comunicações entre os navios e submarinos alemães, embora o seu maior sucesso tenha sido fazer o exército nazi acreditar que o desembarque a 6 de junho de 1944 seria em Calais, ao invés da Normandia.

Apesar do seu papel proeminente no confronto, esta estação militar foi abandonada meio século depois, estando agora à venda por 3,5 milhões de libras (cerca de 4 milhões de euros à taxa de câmbio atual).

Além do seu passado curioso, outro dos atrativos da propriedade já em ruínas é que já possui as licenças necessárias para ser convertida numa casa de mais de 2.400 m2 num belo local: no alto de uma falésia com vista para o mar do Norte e castelo de Tantallon, que data do século XIV e pertenceu a uma das famílias mais poderosas da Escócia.

Apesar de ainda não haver uma oferta, um potencial comprador anónimo encomendou ao estúdio de arquitetura italiano Lazzarini Pickering um projeto para transformar a antiga base numa casa moderna de 10 quartos composta por dois edifícios independentes ligados por corredores. O projeto contempla um desenho de amplos espaços repletos de luz natural através de clarabóias, um pátio interno e piscina prida, e uma espécie de barreira de origem natural como se fosse uma fortaleza.