Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Cinemas abandonados pelo mundo: este fotógrafo passou 12 anos à “caça” de glórias esquecidas

Simon Edelstein percorreu mais de 30 países, incluindo Portugal, à procura deste tipo de edifícios. Reuniu alguns dos registos no fotolivro “Abandoned Cinemas of the World”.

Beaward, India - Royal Talkies, 2016 / ©SIMON EDELSTEIN
Beaward, India - Royal Talkies, 2016 / ©SIMON EDELSTEIN
Autor: Redação

O fotógrafo veterano Simon Edelstein passou 12 anos a viajar pelo mundo à procura de cinemas abandonados. Visitou cidades distantes em mais de 30 países, passando pelos EUA, França, Itália, Inglaterra, Índia, Marrocos e Cuba, mas também em Portugal, onde fotografou o Cinema Avenida, na Costa Nova, em Aveiro, e o Águia d’Ouro, no Porto.

Simon descobriu edifícios esquecidos, cujas fachadas revelam vestígios de um passado glorioso. “Palácios cinematográficos, antes espetaculares, que hoje definham sob décadas de poeira, deixando para trás a cada momento aquele magnetismo que atraiu as massas nas noites de sábado”, lê-se na sinopse do fotolivro “Abandoned Cinemas of the World”, editado pela Jonglez Publishing em três idiomas: inglês, francês e espanhol.

Concentrando-se nas suas decrépitas fachadas, entradas e interiores, Edelstein dá uma nova vida a estes cinemas e às suas histórias esplêndidas. O livro é também uma homenagem ao que resta da idade de ouro dos cinemas mundiais, hoje silenciada, mas não esquecida .