Localizada na Turquia, a casa tem uma vista impressionante para o mar Egeu. Uma obra do estúdio Teke Architects.
Comentários: 0
Esta casa pré-fabricada totalmente sustentável é ideal para viver junto ao mar
ALTKAT Architectural Photography

A Turquia é um daqueles países que transbordam história e que é essencial saber para compreender o nascimento da civilização ocidental. Localizada a meio caminho entre o Oriente e o Ocidente, onde povos muito diversos e culturas muito diferentes coexistiram ou lutaram ao longo da história. Dos gregos aos otomanos, passando pelos romanos e britânicos, entre muitos outros, todos deixaram a sua marca, em maior ou menor escala.

Um dos seus pontos mais interessantes é a costa oeste, banhada pelo Mar Egeu. Nessas terras, podemos encontrar alguns locais Património Mundial da UNESCO, incríveis museus arqueológicos, belas praias de areia branca e inúmeros portos com oportunidades para praticar desportos náuticos e passeios de barco.

É aqui que a Teke Architects, um estúdio sediado em Génova, mas fundado pelo arquitecto turco Onur Teke, desenvolveu uma proposta interessante. Trata-se da instalação de uma fantástica casa pré-fabricada numa impressionante falésia, baseada no protótipo MU50 (Modular Unit 50), uma cabine modular cujos “guarda-sóis” móveis criam um curioso efeito que chamaram de 'komorebi'; palavra que, em japonês, se refere às sombras naturais que são criadas pela passagem da luz pelas árvores e suas folhas.

Sem dúvida, um dos seus pontos fortes são as maravilhosas vistas sobre o Egeu das quais os habitantes desta casa podem desfrutar. Mas também as infinitas possibilidades, graças à sua alta adaptabilidade, podendo ser instalada em praticamente qualquer lugar.

Para além disso, uma das exigências dos clientes era apostar na sustentabilidade, com base num projeto que iria incluir a sua residência principal, uma casa de hóspedes e uma fábrica de azeite. “Um plano simples e aberto permite iluminação natural e facilita a ventilação cruzada. As superfícies transparentes são projetadas para receber o máximo de luz natural nos espaços internos, minimizando a necessidade de iluminação artificial. O telhado de duas águas abriga painéis fotovoltaicos para a produção de eletricidade e painéis solares para o aquecimento de água ”, explicam.

Os decks externos, protegidos em diferentes horas do dia por cortinas de madeira operadas manualmente, oferecem uma variedade de experiências externas microclimáticas geradas pelas mudanças das condições do sol e do vento conforme a pessoa se move ao redor da unidade.

Todas as partes da MU50, exceto o revestimento do telhado de cobre, foram pré-fabricadas fora do local numa fábrica em aproximadamente três meses. Para preparar o local onde seria implantada, foi necessária uma semana de preparo, após a qual foi realizada a instalação dos componentes pré-fabricados, apesar das dificuldades do terreno, em apenas quatro semanas.

O nome do protótipo refere-se à sua superfície, de apenas 50 m2 de espaço interno. No entanto, a casa oferece uma sensação de amplitude. E isso deve-se às grandes janelas. Um sentimento que é ainda mais reforçado quando os guarda-sóis de madeira se abrem.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade