Um projeto desenvolvido pela Design + Architecture e N. Veenstra.
Comentários: 0
Ourhousewandal House na Austrália
Design + Architecture

O luxo nem sempre está em conflito com um preço acessível. Um bom exemplo disso é este projeto desenvolvido pela Design + Architecture e N. Veenstra num subúrbio de Rockhampton em Queensland, Austrália. Esta fantástica casa, que recebeu o curioso nome de ‘Ourhousewandal’, é uma casa de família sustentável de 150 metros quadrados (m2) e foi projetada com um baixo orçamento.

O estúdio pretendia criar um design que reduzisse a sua pegada climática, promovendo o estilo de vida natural da família. Consequentemente, os elementos-chave para a escolha dos materiais foram a sustentabilidade ambiental, a baixa manutenção e rentabilidade, daí a utilização de revestimentos de zinco nas paredes exteriores e divisões, bem como de fibrocimento no piso inferior.

“A visão dos clientes era ter uma casa monumental alternativa que se destacasse e fosse diferente das casas convencionais de Queensland. As placas de zinco onduladas na parte externa e a cobertura Skillion conferem-lhe uma presença muito significativa ”, afirma o estúdio no seu site.

Outro fator fundamental era o preço. Com um orçamento muito restrito, foi projetada uma casa de dois andares com toques minimalistas e ligeiramente elevada. O primeiro andar é um longo plano aberto com uma fachada de vidro que dá para o jardim natural da floresta. O segundo andar tem três quartos com casas de banho e um corredor que percorre toda a extensão da casa.

Os dois pisos da casa foram construídos sobre uma base ligeiramente elevada para permitir uma iluminação e ventilação naturais excecionais. Os materiais de construção incluem um revestimento de zinco sustentável de baixo custo.

O zinco de baixo custo é usado nas paredes externas e no telhado para reduzir o impacto ambiental da casa e os custos de manutenção contínua. O zinco também dá à fachada semelhanças estéticas com um contentor de transporte, só que numa escala muito maior.

No interior, a paleta de cores é condensada em tons orgânicos de madeira, branco e alguns detalhes em preto suave ou metal. O esquema de cores em dois tons que distingue cada um dos dois níveis no exterior é moderno, mas minimalista. Um deck de madeira no jardim oferece um lugar relaxante para mergulhar na natureza.

Os clientes para os quais a casa foi projetada eram um jovem casal. Um deles, engenheiro de profissão, envolveu-se e participou ativamente na construção da casa. Essa ação foi fundamental para atingir o objetivo de manter os custos baixos.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta