Um projeto de reabilitação dirigido pelo estúdio Richaud Arquitectura.
Comentários: 0
Projeto de reabilitação do estúdio Richaud Arquitectura
Créditos: Manolo R. Solís|Richaud Arquitectura

A história de cidades, territórios e, às vezes, sagas familiares, pode ser acompanhada através da arquitetura. Os edifícios e os seus usos ao longo dos anos permitem-nos seguir a linha que une o passado ao presente, criando um sentido de coerência à passagem caótica do tempo.

Foi o que aconteceu com este fantástico projeto de reabilitação dirigido pelo estúdio Richaud Arquitectura (fotos de Manolo R Solis). Com ele foi reabilitada a antiga fábrica 'Galletas Richaud Hermanos', empresa que começou a dar os primeiros passos em 1981 e que funcionou neste edifício na cidade de San Francisco de Campeche (México) até meados da década de 1960.

Posteriormente, o edifício foi recuperado como residência de família até que, finalmente, foi abandonado definitivamente em 1981. Alguns anos depois, uma parte da família construiu junto ao imóvel uma nova casa moderna. Quiseram unir, entretanto, os dois edifícios para aumentar o tamanho da casa, mas a diferença de estilos tornava a questão mais difícil de resolver.

Diante desse objetivo, o atelier Richaud Arquitectura trabalhou para criar um conjunto que fosse harmonioso, mas sem renunciar ao património do antigo edifício. A solução, unificá-lo a partir de um grande espaço aberto em que um jardim funcionava como elemento de ligação de dois conceitos muito distantes. Para isso, reformaram, ampliaram e abriram a sala de jantar para uma relação permanente com o jardim que agora partilham. Desta forma, o 'layout' original da casa colonial foi mantido e as paredes de alvenaria originais foram descobertas para enfatizar a idade da propriedade.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade