Comentários: 0
Casas pré-fabricadas em Los Angeles
Jennifer Bonner/Mall

Los Angeles, capital da Califórnia (EUA), enfrenta um sério problema habitacional para o qual não consegue encontrar uma solução. Um problema, de resto, que já se arrasta há muitos anos, fruto de um notável aumento da população e de uma densidade muito elevada, com uma oferta que cresce a um ritmo muito mais lento que a procura.

Para aliviar essa situação, estão a ser desenvolvidas ideias por parte das administrações públicas, mas também por ateliers privados. Uma das iniciativas em cima da mesa é do MALL, um dos 14 estúdios que o Departamento de Construção e Segurança de Los Angeles convidou para participar no Programa de Plano Padrão, que visa atender à necessidade de Los Angeles de ter ADUs (unidades de habitação acessórias) a preços acessíveis.

Num esforço para ajudar a aumentar a disponibilidade local de habitação acessível, o projeto oferecerá aos residentes uma seleção de planos de construção pré-aprovados para casas independentes pré-fabricadas. A ideia é simplificar o processo de licenciamento e agilizar a construção de casas em espaços reduzidos, e ainda aproveitar quintais ou jardins para o efeito.

Lean-to ADU é o nome da proposta apresentada pelo MALL, com um design que reflete a influência dos típicos telhados americanos, ao mesmo tempo que reinterpreta dois pilares arquitetónicos de Los Angeles: a caixa de estuque e a exagerada fachada falsa. Basicamente, o Lean-to ADU oferece um programa flexível e acessível. Projetada para cumprir com os “códigos” de construção da cidade e para obter luz natural suficiente e ventilação cruzada, independentemente da sua orientação, a casa de 48 metros quadrados (m2) e com um terraço de aproximadamente 12 m2 pode ser movida para acomodar vários lotes e paisagens. E mais: é construída com materiais ‘standard’ e técnicas que podem ser facilmente adaptadas.

Curioso sobre o projeto Lean-to ADU? Então o melhor mesmo é dar uma vista de olhos nas fotos. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta