Município no interior da Sardenha acaba de lançar a fase 2.0 desta iniciativa, em que oferece rendas por um euro durante cinco anos.
Comentários: 0
Arrendar casa por 1 euro em Ollolai
Comuna de Ollolai

A iniciativa casas por 1 euro entra numa nova fase de desenvolvimento para devolver a população às áreas rurais e reabilitar casas antigas. Na pequena povoação de Ollolai, na Sardenha, as primeiras rendas são oferecidas a um preço simbólico tanto para casas como para estabelecimentos comerciais. Inicialmente, serão disponibilizadas 30 casas e 20 espaços de comércio.

Ollolai é uma vila do interior da Sardenha, na província de Nuoro (Itália), que já fazia parte da rede de municípios que lançaram o projeto casas por 1 euro para melhorar o ambiente na zona, combatendo o despovoamento, e reabilitando o antigo parque residencial. Agora, lança a fase 2.0 desta iniciativa, em que também oferece rendas por apenas um euro.

Poderão participar nesta iniciativa cidadãos italianos e estrangeiros, mas isso deverá cumprir um requisito fundamental: certificar a vontade de transferir a residência para o município de Ollolai e, ao mesmo tempo, demonstrar que têm um projeto de vida na Sardenha. Para fazer isso, será necessário passar por uma entrevista.

Esta renda ao preço simbólico de 1 euro será mantida durante cinco anos, e depois ficará sujeita ao mercado – atualmente, o preço médio do arrendamento na zona é de 250 euros por mês.

O projeto foi promovido pela Câmara Municipal em colaboração com a cooperativa Comunidade Ollolai e a Confederação Aepi (Departamento Nacional de Zonas Rurais e Serra).

“O nosso objetivo é que as pessoas descubram o outro lado da Sardenha, o do interior, o dos aromas, dos sabores, da arqueologia e do imenso património que queremos ligar”, afirma Efisio Arbau, responsável pelas zonas montanhosas de Aepi.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta