Ollolai case a 1 euro

Viver na Sardenha: casas por 1 euro em Ollolai

O projeto Casas por 1 euro continua a crescer em Itália. Uma iniciativa que se espalhou muito rapidamente e com o objetivo de combater o fenómeno do abandono e degradação de habitações em algumas zonas rurais ou urbanas.
casas por 1 euro

Casas por 1 euro para repovoar e requalificar Taranto

Taranto é uma província italiana única, da região de Apúlia, que aderiu ao projeto das casas por 1 euro. Após a venda de seis lotes imobiliários, pertencentes aos dois concursos anteriores, até 31 de outubro, os interessados em transferir a sua residência para o centro
casas por 1 euro em Chiaramonte

Casas por 1 euro tornam-se modelo para repovoar aldeias do Canadá

Professores da Universidade de Algoma, do Canadá, chegaram a Itália para estudar de perto o projeto de "Casas por 1 euro" do município de Chiaromonte, na província de Potenza. O objetivo? Replicar o projeto no estrangeiro. Em Basilicata, onde o despovoamento é um problema óbvio, estão a trabalhar arduamente para promover a recuperação de ativos imobiliários. O idealista/news conversou com a autarca de Lucânia, Valentina Viola.
casas por 1 euro

Uma oportunidade única: 8 casas à venda por 1 euro em Molise

As iniciativas de casas por 1 euro multiplicaram-se um pouco por todo o território italiano. Sant'Elia a Pianisi, uma pequena comuna com 1.610 habitantes, na província de Campobasso, aderiu a esta "moda", mas com uma particularidade. Nesta localidade estiveram à venda durante alguns dias 8 casas pelo preço simbólico de um euro. O processo de aquisição de imóveis é simplificado,  e o preço muito vantajoso, mas também há encargos para quem compra. O idealista/news entrevistou o autarca da localidade, Biagio Faiella.
Cattolica Eraclea

Casas por 1 euro na Sicília: é a vez da aldeia de Cattolica Eraclea

Cattolica Eraclea, na província de Agrigento, acaba de integrar a lista de aldeias que decidiram vender casas por 1 euro na Sicília. A administração municipal, aliás, acaba de aprovar um regulamento nesse sentido. Como acontece em muitas outras zonas do interior da Itália, Cattolica Eraclea testemunha há anos o fenómeno do despovoamento. Na aldeia há cada vez menos jovens, que preferem sair dali para estudar ou procurar trabalho num grande centro. Isso afeta fortemente o crescimento populacional, mas também o tecido económico e social.
Arrendar casa por 1 euro em Ollolai

Arrendar casa por 1 euro em Ollolai (também) já é possível

A iniciativa casas por 1 euro entra numa nova fase de desenvolvimento para devolver a população às áreas rurais e reabilitar casas antigas. Na pequena povoação de Ollolai, na Sardenha, as primeiras rendas são oferecidas a um preço simbólico tanto para casas como para estabelecimentos comerciais. Inicialmente, serão disponibilizadas 30 casas e 20 espaços de comércio.