Objetivo é combater a desertificação, recuperar os edifícios e relançar a economia local. Para isso, há vários benefícios.
Comentários: 0
Casas por 1 euro em Albidona: aldeia italiana quer atrair novos residentes
wikimedia_commons

Comprar uma casa por 1 euro pode ser ainda mais barato do que parece. Em Albidona, na província de Cosenza, em Itália, a administração municipal lançou a iniciativa de vender imóveis no centro histórico a um preço simbólico. O mesmo município aparece também na lista das 9 cidades calabresas para as quais existe um incentivo económico para quem aí se mude para ali a viver.

Aliás, neste verão a região anunciou os termos de um concurso para combater a desertificação registada nos últimos anos em várias cidades da Calábria, oferecendo incentivos para atrair novos residentes. Para usufruir deste benefícios, os novos moradores desses nove municípios (Aieta, Albidona, Civita, San Donato di Ninea, Bova, Samo (com a aldeia Precacore), Sant'Agata del Bianco, Caccuri e Santa Severina) devem ter menos de 40 anos e comprometer-se a relançar um pequeno negócio.

Mas o município de Albidona, uma vila de quase 1.500 habitantes, também lançou a iniciativa de comprar e vender casas por 1 euro. O objetivo do projeto é a recuperação e remodelação urbana de edifícios, com especial atenção para os localizados no centro histórico, bem como a racionalização e agilização dos processos de recuperação.

Estrangeiros também podem comprar casas por 1 euro e ter benefícios económicos e fiscais

O objetivo de vender as casas por 1 euro é também repovoar e assim revitalizar o centro histórico da cidade, tentando impulsionar o crescimento socioeconómico da cidade, abrindo as suas portas a compradores de fora, justamente para tentar expandir a oferta turística-hoteleira.

O projeto de venda de moradias por 1 euro em Albidona destina-se a todos os edifícios privados, não habitados mas habitáveis, que pertençam a particulares que se mostrem dispostos a vendê-los, mesmo a um preço simbólico, nomeadamente devido à carga fiscal. que hoje pesa sobre essas propriedades, destacadas pelo município de Albidona.

Qualquer pessoa que manifestar interesse em adquirir casa própria por 1 euro no município de Albidona deve comprometer-se a iniciar as obras de reforma no prazo de 12 meses a contar da emissão da licença de construção e, além disso, prevê-se que as referidas obras sejam concluídas no prazo de 3 anos a partir da data de celebração do contrato.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta