
Após meses de incerteza, a Torre Nagakin, em Tóquio, será finalmente demolida dia 12 de abril. Apesar das múltiplas petições a pedir a sua conservação, o prédio será destruído definitivamente por razões de segurança. Apesar disso, algumas cápsulas serão preservadas e reutilizadas para segundas residências. Outras serão expostas como peças de museu ao redor do mundo, obra do arquiteto Kisho Kurokawa.
Uma das obras mais marcantes da arquitetura contemporânea no Japão, a Nakagin Capsule Tower em Tóquio, será demolida nos próximos dias devido à corrosão e falta de manutenção, seguindo a decisão dos seus novos proprietários. Após anos de incerteza sobre seu futuro, o exemplo mais claro do movimento metabolista japonês sucumbirá às máquinas de demolição.

Construída na década de 1970, a torre é composta por 144 unidades construídas em fábrica dispostas em torno de dois núcleos de betão. Cada cápsula tem 10 m2 com janela tipo escotilha, cama, casa de banho e eletrodomésticos e móveis integrados à estrutura. As casas do futuro de Kisho Kurokawa despedem-se assim 50 anos depois de serem criadas.
A ideia original de Kurokawa era que as cápsulas da torre fossem substituídas a cada 25 anos. No entanto, acabaram por ser uma ruína e tornaram-se obsoletos sem luz e água quente em muitos deles. Nestes últimos anos, a maioria dos apartamentos estavam vazios, ou usados para armazenamento. Apenas os mais bem preservados foram arrendados para entusiastas da arquitetura por alguns dias.

Em 2007, a associação de moradores votou pela venda da torre a um promotor que pretendia demoli-la. Mas a empresa faliu durante a crise de 2008, deixando o seu destino no limbo por anos.
Mais uma vez, e depois da pandemia, os proprietários decidiram vender. Em 2021, o edifício foi adquirido por um grupo imobiliário denominado Capsule Tower Building (CTB). A empresa confirmou que os últimos moradores mudaram-se no mês passado e que a demolição está programada para começar amanhã, dia 12 de abril.

Petições e campanhas para tentar proteger esta obra modernista não deram frutos. O Projeto de Preservação e Regeneração da Torre da Cápsula Nakagin pediu que as autoridades locais de Tóquio interviessem e até considerou solicitar o status de proteção à UNESCO. Mas acabou em nada.
Fontes da organização confirmaram que o Centro Pompidou, em Paris, e outros museus, estão interessados em obter uma das cápsulas. O Museu de Arte Moderna de Saitama já possui uma unidade no seu acervo.


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