
Taranto é uma província italiana única, da região de Apúlia, que aderiu ao projeto das casas por 1 euro. Após a venda de seis lotes imobiliários, pertencentes aos dois concursos anteriores, até 31 de outubro, os interessados em transferir a sua residência para o centro histórico da cidade vão poder participar no III concurso para ganhar três novos imóveis ao preço simbólico de um euro. O objetivo é repovoar e requalificar o que é conhecido como Cidade Velha. O idealista/news visitou as casas por 1 euro do município de Taranto com a vereadora do Património e Políticas de Habitação, Laura Di Santo.
Anúncio das casas por 1 euro em Taranto
"Prorrogamos o edital", explica Laura Di Santo, "cujo novo prazo é 31 de outubro, porque temos recebido muitos pedidos de pessoas interessadas nos imóveis, e também fizemos mudanças importantes nas fichas técnicas". "A participação está aberta a todos os cidadãos italianos, da UE e de países terceiros, parcerias e empresas e agências", explica a responsável.
Taranto, casas à venda por 1 euro
O lote 1 tem 188 m2 e está localizado em Postierla Immacolata, que "religa a Via Duomo à Via Di Mezzo, duas artérias importantes da cidade". "À nossa frente temos o Palazzo Delli Ponti, que já é uma obra de requalificação e será ocupado pelo Politécnico", conta a vereadora.

O lote 2 com uma área de 255 m2 está localizado na Via Paiesiello, outra importante artéria do centro histórico e "especialmente em frente ao Palazzo D'Ayala que já é objeto de um projeto de requalificação".

O terceiro lote de 600 m2 está localizado em Vico Serafico, que é outra parte importante da Cidade Velha. E a escolha não é casual porque, como explica a vereadora, "o lote dois e o lote três voltam a juntar-se para estas importantes artérias que estão agora encerradas por instabilidade estrutural, mas que, assim que os lotes forem adjudicados e realizarem as obras de renovação, vão reabrir".

Não é por acaso, diz, que "o concurso para casas por 1 euro está ligado a outros projetos de requalificação no centro histórico" e que conta com o trabalho de toda a Direção do Património e de todo o Departamento de Reabilitação da Cidade Velha.
Em editais anteriores, foram cedidos seis lotes imobiliários, todos a particulares, dois dos quais a estrangeiros que querem transferir a sua residência para a Cidade Velha.
Casas por 1 euro, como funciona?
Após a adjudicação das casas por 1 euro, de acordo com critérios estabelecidos por uma comissão de concurso, procede-se, como explica a vereadora Di Santo, "no prazo de seis meses a contar da adjudicação, com a escritura de entrada na posse e a estipulação de uma caução e como escritura de garantia do Município até à parte da realização das obras".
"Na segunda fase, a conclusão de todos os alvarás de construção necessários seguirá um ano. Na terceira fase, que é o prazo de três anos a partir da adjudicação, será elaborado o projeto final e o início das obras".
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta