Preços dos imóveis subiram mais de 30% desde o verão de 2018. Autoridades querem impor novas regras.
Comentários: 0
Andorra
Foto de Manuel Torres Garcia no Unsplash

O pequeno Principado de Andorra atravessa aquela que pode ser a mais estranha crise habitacional da Europa. A região tornou-se um destino popular para estrelas das redes sociais, como Youtubers, que estão a contribuir para a subida dos preços das casas. Legisladores querem impor novos regulamentos imobiliários.

Andorra é um microestado montanhoso conhecido pelas pistas de esqui, baixos impostos e altos níveis de sigilo bancário, que o tornaram um poderoso íman para compradores ou arrendatários de casas de luxo, conta a Bloomberg.

Ajudados pela beleza natural dos Pirinéus e pela quase ausência de criminalidade, os preços dos imóveis em Andorra subiram mais de 30% desde o verão de 2018, forçando os moradores menos abastados a atravessar a fronteira para Espanha.

A chegada de influenciadores e Youtubers é apenas parte de um quadro mais amplo de pessoas com rendimentos mais altos que procuram residência no mini país, que pode fazer com que Andorra deixe de ser uma jurisdição de baixa tributação com bons padrões de vida para se tornar um paraíso fiscal semelhante ao do Mónaco, com uma hiperdensidade de residentes super ricos e pouco espaço para qualquer outra pessoa.

Para evitar este cenário, os legisladores querem propor medidas abrangentes destinadas a desencorajar os não residentes e obrigar os estrangeiros a pagar um imposto sobre todas as compras de imóveis, que será canalizado para um fundo para criar habitação acessível. Mas há preocupações de que tais medidas possam acabar por se contraproducentes.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta