
Não é a capital dos EUA, nem é a capital do seu estado, mas é considerada a capital do mundo. Pelo menos o capital econÓmico e financeiro. A Bolsa de Valores de Nova York movimenta o dinheiro do mundo. Por esta razão, todos os arquitetos de prestígio querem deixar A sua marca no horizonte da cidade. É para lá que se move a Foster + Partners, que apresentou o projeto de um novo arranha-céus em Nova Iorque.
487 metros em Midtown Manhattan
O escritório de arquitetura britânico Foster + Partners revelou o seu mais recente projeto na Park Avenue, em Nova Iorque: um arranha-céu de 62 andares que promete mudar a paisagem urbana da cidade. Localizado na 350 Park Avenue, este imponente edifício subirá majestosamente a impressionantes 487 metros de altura, tornando-se um marco arquitetónico na famosa avenida de Nova Iorque.

Este ambicioso projeto, desenvolvido por Ken Griffin, Vornado Realty Trust e Rudin, cobrirá uma área de 167.225 m2, e não será apenas um símbolo de inovação arquitetónica, mas também um centro nevrálgico para a atividade empresarial na cidade e, especialmente, no centro de Manhattan. Contará com escritórios de primeira classe e uma praça pública no piso térreo. O edifício não só proporcionará espaços de trabalho modernos e funcionais, mas também oferecerá um ponto de encontro dinâmico para a comunidade local e visitantes.
O design do arranha-céus apresenta uma forma escalonada, composta por volumes retangulares que aumentam de altura em toda a largura da torre. "A torre terá vidro do chão ao teto, terraços paisagísticos e uma configuração escalonada para criar um arranha-céus icónico e distinto", disse o estúdio. Os terraços também oferecem áreas ao ar livre para desfrutar de vistas deslumbrantes da cidade.

Uma das características mais proeminentes do projeto é a praça pública que será construída sob o arranha-céus. Este espaço será adornado com exuberantes áreas verdes, áreas para descansar e desfrutar da zona envolvente, além de exposições de arte que darão um toque cultural ao ambiente urbano. Além disso, está prevista a integração de oportunidades para as empresas locais, promovendo assim a atividade económica e o espírito comunitário na zona.
Em termos de estética do edifício, serão utilizados materiais de alta qualidade e tecnologias de ponta para garantir um design sustentável e energeticamente eficiente. Com um envelope de alto desempenho e materiais resistentes, o arranha-céus não será apenas visualmente deslumbrante, mas também ecologicamente correto, atendendo assim aos padrões de construção modernos e preocupações de sustentabilidade.

Revitalização urbana
O autarca de Nova Iorque, Eric Adams, expressou o seu entusiasmo pela contribuição que este arranha-céus trará para a cidade. Não só deve gerar mais de 6.000 empregos, mas também servirá para revitalizar Midtown Manhattan, consolidando a sua posição como um dos principais centros de negócios do mundo e um motor económico para a comunidade trabalhadora da cidade.
Além disso, a chegada da Citadel como inquilino âncora do edifício, ocupando 78.967 m2 do edifício, promete adicionar um elemento de prestígio e solidez à empresa, atraindo outras empresas conhecidas e, assim, fortalecendo a posição de Nova Iorque como um centro global de atividade empresarial.

Este projeto faz parte da visão mais ampla do autarca Adams de transformar a Quinta Avenida num bairro ainda mais atraente para moradores, trabalhadores e visitantes. Com planeamento urbano abrangente e atenção meticulosa aos detalhes arquitetónicos, espera-se que esta iniciativa revitalize ainda mais a vibrante vida urbana da cidade.


Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta