Incêndios mataram 28 pessoas e consumiram mais de 9.300 hectares, incluindo mais de 15.000 estruturas, a maioria das quais casas.
Comentários: 0
Incêndios em Los Angeles
Incêndios em Los Angeles consumiram mais de 9.300 hectares Getty images

No dia 7 de janeiro de 2025, uma série de incêndios terríveis atingiram a cidade de Los Angeles (EUA), matando 28 pessoas e consumindo mais de 9.300 hectares, incluindo mais de 15.000 estruturas, entre elas várias casas e complexos residenciais, segundo dados publicados pelo departamento de bombeiros da cidade.

Assim que a situação estiver totalmente controlada, terá início a fase de reconstrução, e as pessoas estão a apostar na construção industrializada. Citado pela Bloomberg, Steve Glenn, fundador da Plant Prefab, empresa que projeta este tipo de construções, diz ter recebido “dezenas de pedidos” de proprietários de Los Angeles que desejam reconstruir as suas casas rapidamente.

Glenn acredita que as vítimas dos incêndios representarão uma parte “incrivelmente significativa” do seu negócio nos próximos anos. Além disso, afirma que já começou a executar vários projetos de reconstrução.

Também citado pela agência de notícias, Michael Wara, investigador do Stanford Woods Institute, uma instituição com foco ambiental, afirma que “não há empreiteiros suficientes em Los Angeles para reconstruir as milhares de estruturas”.

Os novos edifícios a construir na área afetada pelo incêndio devem cumprir dois requisitos básicos: obedecer aos critérios ambientais de construção e ser à prova de fogo. Para isso, devem ser revestidos com materiais resistentes ao fogo e possuir grelhas de ventilação para impedir a entrada de chamas e fumo.

Incêndios em Los Angeles
Getty images

Casas pré-fabricadas de luxo são tendência

A zona de Los Angeles é conhecida por ser o local de residência de muitas celebridades de elevado poder de compra, entre elas Paris Hilton, Anthony Hopkins e Miles Teller.

As casas pré-fabricadas de luxo são uma realidade. Michael Sylvester, CFO da Turkel Design, uma empresa especializada em fabrico industrial premium, revela que estas casas custam entre 700 e 2.000 dólares (676 e 1.933 euros) por metro quadrado (m2), muito mais que o valor 'standard', que se situa entre 80 e 120 dólares (77 e 116 euros) por m2.

Sylvester estima que o processo de construção de uma destas casas demore entre 12 a 18 meses, embora frise que “é preciso aliar estilo e rapidez”.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta