Iniciativa não consiste apenas na construção de edifícios novos, mas também na reabilitação de edifícios residenciais existentes.
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Sidney
Sidney (Austrália) GTRES

O preço médio das casas em Sidney (Austrália) em 2024 rondou o 1,6 milhões de dólares australianos (cerca de 970.000 euros à taxa de câmbio atual). Além disso, a consultora imobiliária Properstar estima o metro quadrado na cidade australiana em 16.307 dólares (9.900 euros), mais 1% do que em janeiro de 2023. Esse aumento nos preços deve-se principalmente à falta de oferta de habitação.

Antes das próximas eleições, o atual primeiro-ministro de Nova Gales do Sul, Chris Minns, estado do qual Sidney é a capital, reconhece que não fez um bom trabalho em termos de construção de habitação e, portanto, propôs uma nova medida: construir edifícios mais altos para aumentar a oferta.

Esta iniciativa não consiste apenas na construção de edifícios novos e mais altos, mas também na reabilitação de edifícios residenciais existentes, com o objetivo de aumentar a sua densidade e, consequentemente, aumentar a oferta de habitação no centro da cidade.

Hong Kong ou Singapura como exemplos

A baixa altura dos edifícios no centro de Sidney decorre de uma história cultural respeitada. No entanto, essa ideia fez com que muitos australianos, principalmente jovens, tivessem que mudar-se para os subúrbios, devido aos altos preços e à escassez de oferta.

Isso provocou dois problemas: excesso de tráfego nas principais entradas e saídas da cidade e o "choque" com as fronteiras naturais, já que Sidney é cercada pelo mar e montanhas e dois parques nacionais não edificáveis, o que significa que a expansão urbana é complicada.

Os especialistas estão por isso empenhados em promover a construção no centro da cidade, usando como exemplos Hong Kong ou Singapura, centros urbanos com edifícios muito altos.

Hong Kong
Hong Kong GTRES

377.000 novas casas em cinco anos

Uma medida já anunciada pelo executivo é a construção de 377.000 novas habitações em todo o estado até 2029, não só em cidades importantes como Sidney, Melbourne ou Newcastle, mas também em locais classificados como TOD, aqueles com boas ligações de transportes a grandes centros urbanos, com o objetivo de ligar as cidades onde se concentra o tecido empresarial com as diferentes zonas residenciais nas imediações.

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