
A dificuldade em arrendar casa a preços considerados aceitáveis atravessa oceanos, não sendo apenas um problema existente em Portugal. Desde o Canadá há relatos de um caso insólito: um estudante prefere viver em casa dos pais e ir de avião para a universidade – viajando da cidade de Calgary para a de Vancouver, onde está a tirar a licenciatura, duas vezes por semana – em vez de viver numa casa arrendada, isto porque é mais barato.
Em declarações ao canal canadiano CTV News, Tim Chen revela que viveu em Vancouver três anos, mas que foi impossível continuar a fazê-lo, devido aos preços praticados no mercado de arrendamento.
As contas são, segundo a publicação, fáceis de fazer: Tim paga cerca de 103 euros por cada viagem de ida e volta de avião, sendo que faz oito viagens de ida e volta por mês (16 ao todo), ou seja, gasta cerca de 820 euros por mês. Um valor bem inferior ao que gastaria se fosse inquilino num T1 em Vancouver, com os valores das rendas a custarem qualquer coisa como 2.100 dólares canadianos (cerca de 1.430 euros por mês).
De referir que a viagem de avião entre as duas cidades, que estão separadas por 643 quilómetros, tem a duração de cerca de uma hora. Portanto, duas vezes por semana Tim Chen faz as malas e embarca rumo à Universidade da Colúmbia Britânica (UBC, na sigla original), regressando a Calgary no mesmo dia.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta