Famílias de imigrantes em Portugal

Imigrantes terão de provar laços familiares para pedir reagrupamento

PSD, CDS e IL aprovaram na sexta-feira (dia 11 de julho), na especialidade, uma alteração do Chega à lei dos estrangeiros, obrigando os requerentes de reagrupamento familiar a provar a existência de laços familiares com aqueles que pretendem chamar.Na reunião da Comissão de Assuntos Constitucionais,
Casas para imigrantes no Alentejo

Agricultores alentejanos querem residência coletiva para imigrantes

A associação que representa empresas hortofrutícolas do sudoeste alentejano quer criar na região de Odemira, no distrito de Beja, uma residência coletiva para trabalhadores imigrantes temporários, inspirada em projetos existentes em Espanha.O presidente da AHSA - Associação de Horticultores, Fruticu
Estrangeiros em Portugal

Imigração: há mais de 1,5 milhões de estrangeiros a residir em Portugal

No final do ano passado, havia 1.546.521 cidadãos estrangeiros a residir legalmente em Portugal, revela o relatório intercalar sobre a População Estrangeira, divulgado esta terça-feira (8 de abril de 2025) pela Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA). Trata-se de um aumento de 81.075 pessoas face ao primeiro semestre (1.465.446), tendo o número quase quadruplicado, no entanto, quando comparado com o final de 2017, ano em que havia 421.785 cidadãos estrangeiros no país.
Imigrantes em Portugal

Programa Integrar já apoiou quase 50 mil imigrantes a procurar emprego

O programa Integrar, destinado a apoiar imigrantes na procura de emprego, já ajudou quase 50 mil imigrantes desde que foi criado, revelou esta quarta-feira (dia 26 de março) a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.Na sessão de encerramento do seminário “Formar para o Trabalho", Mari
Mão de obra na construção

Obras do PRR em risco sem atração de mais mão de obra imigrante

Portugal terminou 2024 ultrapassando a barreira dos 40% de execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o que é positivo. Agora, os esforços estão concentrados em fintar os desafios que podem comprometer mais de metade das obras previstas no PRR, que têm apenas ano e meio para serem concluídas. Isto porque há obras de grande dimensão em curso e ainda falta lançar novos concursos, nomeadamente de habitação. A pressão em cumprir as metas do PRR “é muito forte”, sobretudo devido à falta de mão de obra na construção civil.
Preço das casas em Portugal

Portugal tem das maiores subidas do custo da habitação na OCDE

Entre as várias economias avançadas do mundo, Portugal registou um dos piores agravamentos do custo da habitação no último ano. Por detrás deste aumento, está a falta de oferta de habitação que não acompanhou o crescimento populacional do país muito motivado pela imigração, conclui a OCDE. Se a construção de casas não ganhar gás no país, tudo indica que os preços das casas vão continuar a subir, até porque agora há um fator extra que estimula a procura: a descida dos juros nos créditos habitação.
Trabalhadores na construção

Obras do PRR: Governo quer facilitar vinda de trabalhadores imigrantes

A falta de mão de obra no setor da construção não é um problema novo em Portugal. Acontece que por falta de trabalhadores, houve dezenas de concursos públicos que ficaram desertos, muitos deles no âmbito dos projetos de construção do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Foi neste contexto que o Governo decidiu agilizar a entrada de estrangeiros para o setor da construção civil, tendo já desenhado uma primeira proposta neste sentido.
Segurança Social lucra com imigrantes

Segurança Social: imigrantes deram mais de 1.600 milhões de lucro

Em 2022, os estrangeiros que trabalham em Portugal foram responsáveis por um saldo positivo de 1604,2 milhões de euros da Segurança Social (SS), com os imigrantes a pesarem 7,5% no total da população. Este foi, de resto, “o valor mais elevado de sempre”, representando quase o dobro do que aconteceu em 2019, quando os estrangeiros representavam apenas 5,7% de todos os residentes.
Para que países vão os milionários e de onde saem

Portugal no top 10 dos destinos de eleição dos milionários...

Ao longo de 2022, cerca de 88.000 milionários mudaram de país, de acordo com um relatório da Henley Global Citizens. Para onde é que essas pessoas mais endinheiradas foram viver e quais foram, por outro lado, os países que perderam mais milionários? Contamos-te tudo, mas revelamos, desde já, que Portugal está no top tem dos destinos de eleição dos milionários. 
Portugal é o segundo país da UE com maior volume de remessas de emigrantes

Portugal é o segundo país da UE com maior volume de remessas de emigrantes

Portugal passou para o segundo lugar da tabela da União Europeia (UE) dos países com maior valor de remessas de dinheiro de residentes no estrangeiro, com 3.645 mil milhões de euros em 2019, revelou esta quinta-feira (12 de novembro de 2020) o Eurostat. A liderar a tabela encontra-se agora a Roménia, que contabilizou 3.682 mil milhões de euros de remessas de emigrantes. A fechar o pódio está a Polónia (2.999 mil milhões de euros).
Programa Regressar prolongado até 2023 por “ter muita procura” – e terá novas medidas

Programa Regressar prolongado até 2023 por “ter muita procura” – e terá novas medidas

O Programa Regressar, que pretende promover o regresso de emigrantes, vai ser reavaliado com mais medidas e prolongado até 2023, devido à “grande procura” que continua a ter, disse esta quinta-feira (12 de novembro de 2020) a secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes. “O Programa Regressar, o mais bem sucedido dos programas semelhantes de que temos conhecimento, terminaria este ano. Mas, como continua a ter muita procura, vai ser reavaliado e prolongado até 2023 e vamos ter mais medidas”, explicou.