O recorde de longevidade humana pertence a Jeanne Calment (França), que viveu 122 anos e 164 dias, muito acima de outros casos documentados. As mulheres dominam os recordes de longevidade: as 10 pessoas que viveram mais tempo em toda a história são todas mulheres, enquanto os homens vivem, em média, alguns anos a menos.
A longevidade extrema fascina cientistas e historiadores há séculos, oferecendo pistas sobre saúde, genética e estilo de vida. Entre as mulheres destacam-se Jeanne Calment, que atribuía a sua longevidade ao estilo mediterrâneo (azeite, chocolate, vinho e atividade física), e Sarah Knauss, dos Estados Unidos, conhecida pela sua calma e por ter vivido seis gerações da sua família.
Entre os homens, o recorde pertence ao japonês Jiroemon Kimura, que viveu 117 anos e 54 dias e atribuía a sua longevidade a manter-se ativo e a comer apenas até sentir-se 80% saciado. As mulheres vivem mais tempo por razões biológicas e comportamentais: o estrogénio protege o coração, tendem a evitar comportamentos de risco e o cromossoma X duplicado poderá conferir maior resistência genética.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta