As pessoas mais idosas do mundo: mulheres dominam longevidade
O recorde de longevidade humana pertence a Jeanne Calment (França), que viveu 122 anos e 164 dias, muito acima de outros casos documentados.
Envelhecimento da população leva à procura de casas mais pequenas
Muito se pode aprender sobre o impacto das tendências demográficas na habitação com o Japão, um dos países mais envelhecidos do mundo. A procura de habitação tende a mudar, voltando-se para casas mais pequenas. E haverá mais casas grandes abandonadas, sobretudo, nas áreas rurais.
Portugal no top 3 dos países da União Europeia com menos jovens
Portugal continua a enfrentar um envelhecimento acelerado da população, com a proporção de jovens a cair para níveis históricos. Dados recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que, em 2023, apenas 12,8% da população tinha entre 0 e 14 anos, tornando o país o terceiro da União Europeia com menor proporção de jovens, atrás de Itália e Malta.
Envelhecer em comunidade: haverá 60 habitações colaborativas até 2026
Muitas vezes, a velhice atrás consigo a solidão, casas vazias e grandes demais. Em breve, haverá uma nova alternativa residencial que permitirá aos idosos envelhecer em comunidade.
Envelhecimento da população mundial cria oportunidades no imobiliário
A esperança média de vida está a aumentar a nível mundial, levando a que haja um crescimento da população idosa, com 65 ou mais anos. A par de tudo isto, estima-se que haja uma redução da população em idade ativa no globo, bem como em Portugal. Todos estes fatores, juntos, vão alterar a procura no imobiliário, gerando novas oportunidades de investimento, em residências sénior, por exemplo. Mas também criam desafios no futuro.
Habitação e demografia: como dar casas a jovens, idosos e imigrantes?
Portugal vive hoje um sério problema demográfico, marcado pela perda de população, agravado pelo seu envelhecimento e emigração de jovens, a par da baixa natalidade - sendo que a chegada de novos imigrantes ao país não tem sido suficiente para inverter esta tendência.
Há “excedente” de casas em Portugal - mas há assimetria e faltam obras
Portugal vive um sério problema de acesso à habitação. Mas a verdade é que, hoje, há mais casas disponíveis no nosso país do que agregados familiares.
População portuguesa é a que mais envelhece na UE: média é 46,8 anos
A idade média da população em Portugal fixou-se em 2022 nos 46,8 anos, a segunda mais elevada entre os 27 Estados-membros da União Europeia (UE), tendo sido a que mais aumentou nos últimos 10 anos (4,7 anos desde 2012), segundo dados revelados recentemente pelo Eurostat.
Japão envelhece, encolhe e serve de alerta para o resto do mundo
O Japão tem enfrentado vários desafios ao longo dos anos: desde o envelhecimento rápido da população até ao baixo crescimento económico, passando pelo risco de sofrer catástrofes naturais.
As vantagens para as empresas em capitalizar a força de trabalho e o potencial dos mais velhos
Os empregadores enfrentam um novo desafio nos dias de hoje, nomeadamente de como otimizar o desempenho da sua força de trabalho, tirando partido do valor da idade e da experiência. A Mercer tem algumas dicas para as empresas que desejem preparar-se para “a idade”.
Vivemos mais, mas somos cada vez menos: o retrato da população portuguesa em dez anos
Vivemos mais, mas somos menos. Em dez anos, de 2008 a 2018, a população portuguesa diminuiu em 274 mil pessoas. Já o número de idosos aumentou 18%, passando de 115 idosos por cada 100 jovens, em 2008, para 157 idosos por cada 100 jovens na atualidade.
A velhice em Portugal e Espanha à lupa
Em 2017, as regiões com mais idosos em Portugal – população com 65 ou mais anos – eram o Alentejo (25%) e o Centro (23,6%) enquanto em Espanha eram o Principado de Astúrias (24,8%), a Galiza e Castilla y León (24,6% em ambas).
Portugal a envelhecer: seremos oito milhões de pessoas em 2070
A população em Portugal vai diminuir com o passar dos anos. Há atualmente 10,3 milhões de habitantes no país, um cenário que vai mudar nos próximos 50 anos: haverá 9,9 milhões em 2030, 9,5 milhões em 2040, 9,1 milhões em 2050, 8,5 milhões em 2060 e oito milhões em 2070.
radiografia do dia: o envelhecimento mundial da população
em 2015, cerca de 80% da população idosa mundial estará concentrada nas economias emergentes e em desenvolvimento, segundo as últimas previsões do banco mundial.