Finalmente, estamos em tempo de férias. Mas atenção porque enquanto aproveitas a praia, os ladrões gostam de aproveitar para fazer das suas nas casas vazias durante a época estival. Assim, se não queres ter uma desagradável surpresa no teu regresso a casa, segue os 10 conselhos que te apresentamos aqui:
1 – Se vais estar fora uns dias, deixa sempre as portas e janelas fechadas com chave. Também as dos pátios e sótãos.
2 – Que a tua casa pareça ocupada é o melhor método dissuasor. Não desligues a eletricidade, nem feches de todo as persianas. Se puderes, pede a um vizinho que recolha o teu correio e deixa um telefone para emergência.
3 – Se vives fora da zona urbana, reforça a vigilância. Ilumina a entrada da tua casa, o alpendre e os pátios da frente ou traseiros. Um cão é uma boa medida de dissuasão.
4 – Não deixes à vista objetos ou documentos de valor, guarda-os num lugar seguro. Elabora um inventário com os números de série dos aparelhos eletrónicos, juntamente com a marca e modelo, e fotografias. Em caso de roubo é mais fácil recupera-los.
5 – Evita comentar os teus planos de férias com desconhecidos ou nas redes sociais. Assegura-te de que os teus filhos também não contam a vossa ausência.
6 – Abrir a porta da entrada do prédio a desconhecidos compromete a tua segurança e a dos teus vizinhos. Aceita apenas serviços que tenhas solicitado previamente como água, luz, telefone ou gás e exige acreditação.
7 – Se encontrares a porta da tua casa aberta ou uma janela partida não entres. Desde fora chama a polícia. Não toques em nada do interior, porque poderás destruir provas.
8 – Se vês gente a rodear casas desocupadas chama a polícia. A colaboração cidadã ajuda à segurança de todos.
9 – Anota os dados dos veículos e as pessoas suspeitas e dá o aviso.
10 – Se no teu regresso a casa fores surpreendido por um ladrão nunca lhe faças frente. Sai e pede ajuda.
Para poder comentar deves entrar na tua conta