Em dezembro, o valor médio da prestação vencida, para o conjunto dos contratos de crédito à habitação, diminuiu um euro face ao mês anterior, fixando-se em 255 euros. De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), nos contratos celebrados nos últimos três meses, o valor médio da prestação foi 350 euros, mais 20 euros que em novembro.
Prestação da casa continuará baixa em 2015
Em 2014, a mensalidade a pagar ao banco pelo empréstimo concedido para a compra de casa desceu para níveis históricos, devido à forte queda das taxas Euribor, que nunca estiveram tão baixas: a Euribor a três meses recuou 72,26%, para 0,076%, e a Euribor a seis meses – a mais usada em Portugal – caiu 55,30%, para 0,169%. Esta é uma tendência que se deve manter este ano.
Crédito à habitação: janeiro vai trazer a prestação da casa mais baixa de sempre
O valor das prestações mensais dos créditos à habitação em Portugal estão em vias de chegar, em janeiro, aos valores mais baixos de sempre, devido à queda continuada ao longo do ano das Euribor - taxa de referência determinada pelo Banco Central Europeu.
Prestação da casa no valor mais baixo de sempre
Boas notícias para quem pediu dinheiro emprestado ao banco para comprar casa. O valor médio da prestação da casa para o conjunto dos contratos de crédito à habitação fixou-se em 256 euros em novembro, menos dois euros que em outubro. Trata-se, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), do valor mais baixo da série iniciada em janeiro de 2009.
Subida da Euribor sem reflexo nas prestações da casa em novembro
As famílias que procurarem ofertas de crédito habitação a taxa variável em novembro vão encontrar as mesmas condições que no mês anterior. Isto porque as taxas Euribor subiram tão pouco no último mês que as prestações da casa ficaram praticamente estáveis. Quem já está a pagar um empréstimo da casa indexado à Euribor a 6 meses ou a 12 meses deverá sentir um alívio se a prestação for revista este mês. Mas se estiver indexado ao prazo mais curto poderá senti
Novos contratos de crédito habitação: 71% têm taxa de juro mista
Os novos empréstimos à habitação com taxa de juro mista representaram, em setembro, 71% do total contratualizado nesse mês e 41% do ‘stock’ de crédito habitação, divulgou esta sexta-feira (31 de outubro de 2025) o Banco de Portugal (BdP). Já a taxa de juro média dos novos financiamentos para a compra de casa, que incluem renegociações, diminuiu em setembro pelo oitavo mês consecutivo, para 2,84%, o valor mais baixo desde outubro de 2022.
Intermediários de crédito querem diversificar negócio e ter mais poder
Os intermediários de crédito têm ganhado cada vez maior peso, sobretudo, no empréstimo habitação, representando mais de metade dos contratos assinados em 2024. E, agora, reclamam formação obrigatória e revisão das regras de apresentação de ofertas de crédito. Além disso, os intermediários de crédito querem ainda ajudar as empresas a conseguir financiamento bancário.
Procura de crédito habitação seguirá alta com Euribor estável em 2%
As famílias em Portugal, especialmente as mais jovens, deverão continuar a aproveitar as condições favoráveis de crédito habitação, pelo menos, até ao final de 2025. É isso mesmo que antecipa o Banco de Portugal (BdP) e os especialistas de mercado, numa altura em que, ao que tudo indica, a Euribor continuará estável em torno de 2% e se perspetivam pequenas reduções para 2026.
Para poder comentar deves entrar na tua conta