As casas de 30 ou 40 metros quadrados são bastante comuns nas grandes cidades. Apartamentos ao alcance dos orçamentos mais apertados e perfeitos se não queres complicar demasiado a vida com o tema da limpeza. Mas, às vezes, a falta de espaço converte-se num verdadeiro quebra-cabeças. Não ter a suficiente largura para ter umas quantas cadeiras ou uma mesa pode fazer com que os nossos amigos e familiares evitem visitar-nos, por exemplo.
Essa era, exatamente, a principal preocupação de Mike Mak, um desenhador de Hong Kong a quem lhe encanta organizar pequenas festas na sua casa. Cansado de ver como muitos dos seus amigos acabavam sentados no chão, a Mak ocorreu-lhe criar cadeiras e mesas portáveis, que ao guardá-las, ocupam muito menos espaço.
Conhecidas como Bookniture - uma combinação entre as palavras livro e móveis, em inglês - as cadeiras e mesas de Mak têm a forma de um livro que ao abrir se transformam nos ditos móveis. E guardá-los torna-se tão fácil como voltar a montar, fechar o livro e colocá-lo na estante da sala.
Mas a ideia de criar móveis aproveitando a leveza e a resistência do papel não é algo novo. Há varias empresas no mundo que oferecem estas soluções, como são os casos da companhia californiana Way Basics ou da espanhola Okupa.







Para poder comentar deves entrar na tua conta