
Hoje em dia, os lisboetas vivem melhor. A capital portuguesa subiu dois lugares no ranking de cidades com melhor qualidade de vida face ao ano passado. O ambiente sociocultural e económico são as vantagens de Lisboa, que está em 41º lugar numa lista de 230 cidades. O trânsito é um ponto negativo.
De acordo com a lista "Quality of Living 2015" citada pela TSF, a capital portuguesa apresenta pontos positivos como o ambiente económico (assente em fatores como a política cambial e os serviços bancários) e sociocultural (forma de ultrapassar a censura e as limitações à liberdade individual) e a disponibilidade de bens de consumo (como alimentos, itens de consumo diário e automóveis).
Já o congestionamento de tráfego, as facilidades aeroportuárias e a poluição atmosférica pesam negativamente, segundo a consultora Mercer, responsável pelo estudo, também referida pela TSF.
Lisboa está à frente das cidades norte-americanas de Chicago e Nova Iorque numa tabela liderada pela cidade austríaca de Viena, a que se segue Zurique (na Suíça), Auckland (na Nova Zelândia) e Munique (na Alemanha).
Esta é uma lista efetuada anualmente pela consultora para que empresas multinacionais e outras entidades empregadoras saibam como remunerar os colaboradores colocados em projetos internacionais.
Das 230 cidades avaliadas, Bagdad (Iraque) é a cidade que ocupa a última posição a nível global.
Para poder comentar deves entrar na tua conta