Comentários: 0

A Caixa Geral de Depósitos, BCP, Novo Banco, BPI e o Santander Totta estão entre as 15 instituições financeiras que estão a ser acusadas pela Autoridade da Concorrência de violação das regras da concorrência. Em causa informação está a partilha de informação de mercado, relativa a valores dos ‘spreads' e comissões na concessão de crédito à habitação, crédito ao consumo e crédito às empresas.

O Diário Económico escreve que a nota de ilicitude, ontem entregue aos envolvidos, resulta do processo aberto em dezembro de 2012 e que ficou conhecido como o "cartel da banca". 

"Aquilo de que os bancos vêm acusados é de terem partilhado entre eles informação sobre dados de mercado", diz o advogado de um dos bancos agora acusados, citado pelo jornal. 

A acusação afasta qualquer "elemento de cartelização" apontando para a existência de "um mecanismo criado entre os ‘researchers' dos bancos para partilha de informação, diz ainda o diário.

É ainda confirmado que os pedidos de clemência do Barclays e do Montepio foram concedidos.

A investigação ao chamado ‘cartel da banca', tal como lembra o jornal, foi aberta nas últimas semanas de 2012, depois do Barclays ter entregue à AdC as primeiras provas de infracção, que resultaram num raide conduzido por mais de uma centena de pessoas, incluindo juízes e procuradores, auxiliados por elementos da PSP e do regulador, às instalações de dezena e meia de instituições bancárias, tantas quanto as que são agora acusadas.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta