Comentários: 0

A Comissão Europeia (CE) continua a ter dúvidas sobre as metas inscritas pelo Governo na proposta de Orçamento do Estado para 2016 (OE2016) e admite que um eventual desacordo à esquerda pode colocar em risco a meta de redução do défice deste ano.

"As perspetivas orçamentais para 2016 enfermam de riscos de deterioração, devido às incertezas que pesam sobre as perspetivas macroeconómicas, sobre possíveis derrapagens na despesa e aos riscos de não haver acordo político sobre ulteriores medidas de consolidação para 2016", alertou Bruxelas, ao abrigo do Semestre Europeu, a Comissão Europeia um relatório técnico sobre Portugal, o chamado 'country report', citado pela Lusa.

Depois da divulgação do relatório, e em declarações à agência de notícias de Portugal, o vice-presidente da Comissão Europeia responsável pelo Euro, Valdis Dombrovskis, pediu "responsabilidade orçamental" a Portugal, assim como a continuação de reformas, apontando a "retoma moderada" da economia portuguesa.

Bruxelas admite estar "pouco animada" também quanto ao comportamento do PIB, afirmando que "a incerteza política poderá aumentar os prémios de risco e levar os consumidores a adiar despesas e as empresas a protelar investimentos".

E deixa ainda alguns avisos sobre o rácio da dívida pública face ao PIB, admitindo que pode ficar "fora de controlo", caso Portugal apresente um crescimento económico fraco, um aumento acentuado das taxas de juro ou um "abrandamento dos esforços orçamentais".

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta