As casas em Portugal perderam cerca de um quarto do seu valor no prazo de 15 anos. E, em termos internacionais nas chamadas economias desenvolvidas, foi no mercado nacional que se registou a maior desvalorização do preço dos imóveis, entre 2000 e 2015, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) - que comparou estes dados em 24 países.
A desvalorização em Portugal de 26% do mercado residencial contrasta com uma valorização de 25% da vizinha Espanha e de 11% na Irlanda, países que nos últimos anos enfrentaram o rebentar da bolha imobiliária, segundo escreve o Expresso.
Além de Portugal, os preços das casas desvalorizaram em outros dois países, neste período. O Japão assistiu a uma queda de 20% e a Grécia de 11%, diz ainda o jornal, citando o relatório de supervisão das reformas estruturais que a OCDE publica anualmente no chamado relatório Rumo ao Crescimento (Going for Growth, em inglês).
Os preços da habitação, em todas as outras economias analisadas pela OCDE, são hoje superiores aos praticados em 2000, sobretudo na Suécia, Nova Zelândia e Austrália onde mais que duplicaram.
Para poder comentar deves entrar na tua conta