Comentários: 0
Rendas congeladas metem investimento na reabilitação em risco, avisa APPII
Hugo Santos Ferreira, secretário-geral da APPII autorizado

O congelamento das rendas antigas por mais tempo, aprovado no Parlamento para certas situações, vai colocar em risco o forte investimento em marcha a reabilitação urbana, afetando o setor imobiliário e na economia do país. Esta é a posição da Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários (APPII), que diz estar contra esta mudança legislativa à lei das rendas.

A APPII alerta, em comunicado, que "os seus efeitos poderão assumir uma tal gravidade que podem deitar por terra todo trabalho feito no setor e na economia até agora", argumentando que "o sucesso da reabilitação urbana é indissociável de um mercado do arrendamento forte, estável e credível", e esta alteração à lei das rendas "volta a colocar entraves a um mercado de arrendamento livre", e "travará (fatalmente) a reabilitação urbana".

A APPII considera, por outro lado, que "a obrigação de proteger os mais desfavorecidos é, única e exclusivamente, do Estado. Não pode o Estado querer fugir a esta responsabilidade, passando-a para os privados. Voltar a sobrecarregar os proprietários já está a inviabilizar o arranque de muitos projetos de reabilitação, com sério prejuízo para as nossas cidades".

A associação aponta ainda o exemplo de alguns investidores que "contavam com a desocupação do edifício com o consequentemente início das obras de reabilitação nos cinco anos até agora previstos e que agora poderão ter de adiar a execução do seu projeto por cinco anos, 10 anos, ou mais".

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta