O Governo está a fazer o “levantamento das questões que existem sobre o Alojamento Local (AL)” junto das autarquias e associações de forma a perceber que alterações podem ser feitas ao regime. A garantia foi dada pela secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.
"Depois desse trabalho, surgirá certamente uma alteração ao regime, que vamos fazer em 2017”, disse a governante, à margem do 42º congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagens (APAVT), que se realiza em Aveiro.
Segundo o Jornal de Negócios, por agora não haverá qualquer mudança no facto de não ser necessária autorização do condomínio para se iniciar a atividade de AL. Questionada sobre os acórdãos dos tribunais da Relação de Lisboa e Porto, que decidem de forma diferente a capacidade de um condomínio proibir esta atividade no prédio, Ana Mendes Godinho foi perentória: “Não vou comentar decisões de tribunal”.
A secretária de Estado do Turismo adiantou que o Governo procurará “encontrar soluções aos problemas que sejam identificados e mais prementes" e descartou que a discussão entre hoteleiros, condomínios e AL contribua para alimentar um sentimento negativo face aos turistas.
Se a Relação do Porto considera que o conceito de alojamento está inserido no conceito de habitação, dando razão ao AL, a Relação de Lisboa considera que a prestação de serviços de alojamento a turistas é uma atividade comercial, alterando o uso previsto de habitação para a fração.
Para poder comentar deves entrar na tua conta