Na próxima quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017, chega ao mercado bolsista espanhol um novo veículo imobiliário de investimento, que resulta de uma parceria da Sonae Sierra com o Bankinter. O objetivo da Olimpo Real Estate (Ores, segundo o seu nome comercial) é investir 400 milhões de euros em imobiliário não residencial na Península Ibérica.
A sociedade de investimento, que começou a ser montada há cerca de dois meses, vai estar cotada no Mercado Alternativo Bursátil (MAB) de Madrid, uma plataforma dirigida a veículos de investimento imobiliário que ainda não tenham ativos em carteira.
As ações da Ores, destinadas aos clientes de banca privada, vão arrancar ao preço de um euro, fazendo com que a companhia arranque com um valor de mercado de 196,6 milhões de euros.
Investir em ativos comerciais high street, supermercados e hipermercados, parques de médias superficies (até 20.000 ms), sucursais bancárias e ativos unitários com arrendamentos duradeiros e inquilinos solventes são os objetivos para os 400 milhões de euros que a sociedade tem para investir em Portugal e Espanha.
Em concreto, a socimi (como são designadas este tipo de sociedades no mercado espanhol) pretende adquirir ativos situados em boas localizações e nas principais cidades da Península Ibérica, de form a que o mercado espanhol pese 65% da carteira e os restantes 35% estejam em território luso. Em nenhum momento, a Ores contempla a compra de imóveis residenciais, nem de centros comerciais.
As primeiras operações, se forem confirmadas as previsões da empresa, irão concretizar-se nos primeiros meses do ano, sendo que o plano de investimentos termina no final de 2018.
En concreto, la socimi buscará activos comerciales (en ningún momento contempla la compra de inmuebles residenciales, ni de centros comerciales) que estén situados en buenas ubicaciones y en las principales ciudades españolas y portuguesas. El mercado doméstico supondrá cerca del 65% de la cartera, mientras que el 35% restante estará en territorio luso. Las primeras compras, si se cumplen las previsiones, se llevarán a cabo en los primeros meses del año mientras que el plan de inversiones acabará a finales de 2018.
A estratégia investimento da sociedade contempla um endividamento máximo de 50% do valor de mercado do conjunto da sua carteira, o que supõe aumentar o valor inicial de fundos próprios captados de cerca de 195 milhões de euros.
Entre os objetivos da sociedade está também a distribuição de um dividendo médio esperado entre 4% e 5% procedente das rendas que obtenha de arrenda os seus ativos imobiliários.
O que também deixa claro na documentação remitida ao MAB em que os ativos que engordem o seu portefólio possam vir de compras diretas, de "joint ventures", de aquisições de créditos falidos ou morosos ou outros instrumentos financeiros. Além disso a Olimpo Real Estate espera fechar o ano de 2017 com um benefício de 2,2 milhões de euros, quantidade que se irá elevar até 8,5 milhões de euros em 2018.
Para poder comentar deves entrar na tua conta