Comentários: 0
Lula da Silva condenado a nove anos e meio de prisão
GTRES

Lula da Silva, ex-Presidente brasileiro, foi condenado, esta quarta-feira (dia 12), a nove anos e meio de prisão pelos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva. Trata-se de uma decisão histórica, já que nunca no Brasil um antigo Presidente tinha sido condenado por corrupção.

“Entre os crimes de corrupção e de lavagem, há concurso material, motivo pelo qual as penas somadas chegam a nove anos e seis meses de reclusão, que reputo definitivas para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, disse o juiz federal de Curitiba, Sérgio Moro, que decretou a sentença, citado pelo Estadão.

Em causa está o famoso caso do triplex de Guarujá, inserido num dos incontáveis eixos da Operação Lava Jato, a maior investigação de corrupção da História do Brasil, escreve o SOL. O ex-Presidente é acusado de ter supostamente recebido vantagens indevidas da construtora OAS através da compra de um apartamento de luxo na cidade de Guarujá.

Segundo a Justiça brasileira, Lula da Silva é também acusado de receber um terreno da construtora Odebrecht como forma de suborno para, em troca, favorecer os interesses da empresa perante o Governo brasileiro. Foi também dado como provado que Lula recebeu quase um milhão de euros do grupo OAS, escreve o Diário de Notícias.

De referir que Lula da Silva negou sempre todas as acusações e declarou, em diversas oportunidades, que é vítima de perseguição de membros da operação Lava Jato e do aparelho judicial brasileiro.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta