Os preços médios das casas nas zonas periféricas de Lisboa e Porto terão caído entre 15 e 20% nos primeiros três meses do ano. O número, avançado pelo director-geral da imobiliária ERA Portugal, Miguel Poisson, em declarações ao Diário Económico (DE), difere, no entanto, dos dados revelados pelo Instituto Nacional de Estatística, que, com base nas avaliações bancárias, aponta para uma redução de 2,6% no primeiro trimestre do ano, para 1.141 euros o m2.
De acordo com Miguel Poisson, "Quem quer vender a sua casa vai ter de se ajustar aos preços de mercado e procurar a ajuda de profissionais credíveis que os ajudem na estratégia de marketing e venda".
Já Pedro Rutkowski, director da consultora Worx, lembrou, citado pelo de, que em Espanha os impactos da crise financeira no sector imobiliário foram maiores que em Portugal. "Os preços da habitação e do turismo residencial em Espanha dispararam durante vários anos. Esse facto levou a que, com a crise, as vendas - especialmente nas zonas turísticas - tenham caído 50% e em cidades como Madrid as quebras de preços tenham sido de cerca de 10%".
Na opinião de Rutkowski, Portugal "não teve nem tem actualmente preços altos como acontece em outros mercados". "Em Portugal fomos prejudicados pelo facto de todas as pessoas quererem ser proprietárias de uma ou duas casas e depois não conseguirem suportar os encargos com os créditos. Mas também por culpa dos bancos que emprestavam sem olhar à situação económica das empresas”, explicou.
1 Comentários:
continua bem.... será altura de comprar?
Para poder comentar deves entrar na tua conta