Comentários: 0

A Área Metropolitana de Lisboa (AML) é a única região de Portugal que registou, em 2016, um PIB per capita – riqueza produzida por habitante – superior ao da média da União Europeia (UE): 102% contra 100%. Em termos nacionais, Portugal regista em média 77%, o quinto valor mais baixo da Zona Euro – está apenas à frente de Estónia, Grécia, Letónia e Lituânia.

Segundo os dados divulgados esta quarta-feira (28 de fevereiro) pelo Eurostat, Todas as outras regiões portuguesas ficam abaixo neste indicador que tem em conta o número de habitantes. Depois da AML (os já referidos 102% da média europeia) seguem-se, por esta ordem, Algarve (81%), Alentejo (73%), Centro (68%) e Norte (65%).

Se o número de habitantes for ignorado, o Norte seria a segunda região que mais contribui para o PIB (29%), logo a seguir à AML, escreve o Jornal de Negócios.

De referir que Portugal não tem qualquer região na lista das mais ricas, onde estão Londres, Luxemburgo, Bruxelas, Hamburgo e Dublin. Já da lista de regiões com menor PIB per capita constam várias localidades da Grécia, da Polónia e da Hungria.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta