A taxa turística do Porto vai começar a ser cobrada a partir desta quinta-feira (1 de março). Os dois euros que os hóspedes com mais de 13 anos terão de pagar, num máximo de sete noites seguidas, servirão, segundo a autarquia, para “mitigar o impacto da pegada turística”.
Segundo as normas definidas pela Câmara do Porto, ficam isentos do pagamento os hóspedes cuja estadia "seja motivada por tratamentos médicos, estendendo-se esta não sujeição a um acompanhante", bem como a hóspedes com incapacidade igual ou superior a 60%. De acordo com a Lusa, a taxa não se aplica "às reservas comprovadamente efetuadas antes" de 1 de março e é cobrada aos hóspedes no final da estadia.
A receita anual prevista será de seis milhões de euros e servirá, de acordo com o autarca do Porto, Rui Moreira, para "mitigar o impacto da pegada turística" na cidade. "Temos uma pegada turística que se verifica na habitação, na limpeza e na mobilidade, pelo que utilizaremos a taxa como receita no sentido de mitigar o impacto que ela tem nos cidadãos", disse o responsável, citado pela Lusa.
Para poder comentar deves entrar na tua conta